Universidade do Algarve mostra-se no Brasil no evento “Portugal 360”

A Universidade do Algarve (UAlg) está, até domingo, 20 de Maio, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), no Rio […]

A Universidade do Algarve (UAlg) está, até domingo, 20 de Maio, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), no Rio de Janeiro (Brasil), para participar num encontro entre órgãos oficiais, grandes empresas, empresários, empreendedores, academias, escolas e cultura em geral. 

O evento, intitulado “Portugal 360”, é a confirmação de uma tendência: Portugal está «enchendo os olhos dos brasileiros» e a UAlg também.

Num momento de grande transformação, em que todas as ideias são possíveis e as empresas e instituições encontram novas formas de se organizar e de comunicar, o “Portugal 360” acompanha as maiores tendências a nível económico, social e ambiental.

O programa inclui palestras, workshops, cursos e outras atividades em áreas tão distintas como a cultura, o entretenimento, a gastronomia, o desporto, a educação, os negócios e o turismo.

Durante os quatro dias, as instituições de ensino presentes realizarão palestras. A comitiva da UAlg apresentará as novidades de formação e terá ainda a oportunidade de explicar aos visitantes como é “Estudar onde é bom viver”, abordando questões como o custo de vida, duração dos cursos e formas de acesso, entre outras.

Hugo Barros, coordenador do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, participou no Fórum Turismo, com a palestra subordinada ao tema “Startup – Inovar ou Estagnar”, esta quinta-feira, 17 de Maio.

Tendo em conta que as startups são um estímulo importante para a renovação das empresas e dos serviços turísticos, em Portugal criaram-se condições para a instalação de incubadoras e centros de empreendedorismo. Hugo Barros apresentou o exemplo do CRIA como uma forma de inovar e de apoiar a promoção e a transformação de ideias em oportunidades de negócio e iniciativas empresariais, fomentando a criação de empresas.

A UAlg tem registado um interesse significativo de estudantes brasileiros. O número de brasileiros cresceu 59% em 2017/2018, sendo ainda mais acentuado nos mestrados, cerca de 103%, em 35 cursos diferentes. Para a UAlg é muito importante divulgar os programas no Brasil, já que atualmente estudam na academia algarvia mais de 600 alunos, número que deverá aumentar no próximo ano letivo.

O “Portugal 360” servirá ainda para divulgar os programas de férias (cursos de curta duração) destinados a alunos internacionais: os “Summer Campus”, para alunos até aos 18 anos que pretendem ingressar no Ensino Superior, e os “Mid Season Campus”, destinados a investigadores e alunos que já frequentam o Ensino Superior, que têm como objetivo divulgar a formação avançada da UAlg em duas áreas distintas: Economia e Biologia e Ciências do Mar.

A iniciativa é organizada pelo Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e pelo Turismo de Portugal.

A participação da UAlg insere-se no projeto “Algarve is Our Campus – Study and Research in Algarve”, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da Região, através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.

Comentários

pub