Secretária de Estado do Turismo visita Alentejo para assinar contratos de financiamento com promotores públicos e privados

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, desloca-se, segunda-feira, 21 de Maio, ao Alentejo, para assinar contratos de financiamento […]

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, desloca-se, segunda-feira, 21 de Maio, ao Alentejo, para assinar contratos de financiamento aprovados no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Os projetos de investimento aprovados – num total de quinze – abrangem as temáticas do enoturismo, turismo de natureza e cycling, implicando um investimento global superior a 2,3 milhões de euros, para uma comparticipação financeira pública de 1,7 milhões.

«Além da vital importância para as entidades beneficiárias, estas iniciativas são reveladoras do empenho e dinâmica dos agentes do território no sentido de afirmar, cada vez mais, o Alentejo e o Ribatejo como destinos turísticos de excelência», sublinha a Entidade de Turismo daquelas duas regiões.

No âmbito do enoturismo, foram aprovados um projeto da Ervideira – que contempla a ampliação da adega com a construção de um “Pavilhão de Enoturismo” destinado a provas e comercialização de vinhos -, e outro da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que visa a criação de um Centro de Dinamização e Promoção dos Vinhos do Alentejo, em Évora.

No que respeita ao turismo de natureza, foram aprovados dois projetos, um fruto de parceria entre o município de Beja e a EDIA e outro apenas da EDIA.

O primeiro consiste na criação de uma parque fluvial, baseado na albufeira de Cinco Reis e resultante do empreendimento de fins múltiplos de Alqueva.

O projeto, que contempla a construção de abrigos para observação da avifauna, entre outras valências, potencia ainda o desenvolvimento de programas de visitação assentes na interpretação do património arqueológico e etnográfico e na valorização das potencialidades agroalimentares.

O segundo projeto baseia-se na estruturação dos recursos e equipamentos da EDIA de forma integrada, assente nas nas dinâmicas turísticas associadas à água, natureza e cultura.

Já na área do cycling, o projeto a ser apoiado abrange oito concelhos do Alentejo (Marvão, Castelo de Vide, Portalegre, Arronches, Borba, Redondo, Almodôvar e Ourique) e dois do Ribatejo (Coruche e Chamusca) e tem como objectivo a criação e dinamização de uma Rede Integrada de Centros BTT e Cycling.

Promovido pela Entidade Regional de Turismo, visa estruturar o produto no território, imprimindo condições para aumentar a oferta de percursos/rotas devidamente homologadas e sinalizadas e, consequentemente, oferecer aos utilizadores a oportunidade de conhecer os vastos recursos naturais, culturais e etnográficos.

A assinatura protocolar dos contratos decorrerá em três atos públicos – no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara de Beja, na Enoteca do Redondo e na Adega da Ervideira- e contempla uma breve apresentação referente a cada um dos projetos financiados pelo Turismo de Portugal, ao abrigo da linha de apoio mencionada.

Comentários

pub