São Brás vai ter campo de futevólei e de voleibol de praia

Um campo de futevólei e de voleibol de praia será construído na Escola EB 2,3 de São Brás de Alportel, […]

Um campo de futevólei e de voleibol de praia será construído na Escola EB 2,3 de São Brás de Alportel, anunciou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal.

Este será «um equipamento nascido da vontade dos jovens são-brasenses e que lhes proporcionará mais condições para a prática desportiva», diz a autarquia.

O anúncio foi feito no âmbito de uma cerimónia dos IX Jogos de Quelfes, que São Brás acolheu a 11 de Maio.

A cerimónia começou «de forma marcante com a chegada do testemunho transportada por alunos do 4º ano do primeiro ciclo, da Escola Nº1 de São Brás de Alportel, ao Cineteatro São Brás. O testemunho, inspirado nos valores olímpicos, foi lido pelas crianças perante uma plateia completa e onde não faltaram vários representantes do desporto regional, nacional e espanhol».

O fundador dos Jogos de Quelfes Gustavo Marcos também dirigiu algumas palavras inspiradoras ao público. «O olimpismo é transmissor de valores e ativador de um estado de espírito muito particular, onde a vontade nos pode conduzir à vitória sobre a adversidade e ao progresso da nossa espécie, num contexto de respeito e promoção do próximo, ligado à construção de uma sociedade pacífica e universal, preocupada com a dignidade humana, a proteção do ambiente e a integração da diferença».

Já José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico português, vincou a forma como os Jogos de Quelfes têm alargado a sua área de intervenção ao longo dos últimos nove anos e o impacto que têm nos jovens que nele têm participado e participam.

«Que possam sentir o gosto pela prática desportiva» e que possam continuar a praticar desporto ao longo da vida, foi o desejo que José Manuel Constantino expressou aos jovens participantes durante a sua intervenção.

«É uma honra para São Brás de Alportel acolher esta cerimónia de Abertura dos Jogos de Quelfes. Uma iniciativa promotora do espírito humanista do Olimpismo junto dos jovens» afirmou, por sua vez, Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, durante a sua intervenção onde sublinhou que «acreditamos no espírito olímpico e que esta iniciativa vai ter impacto nos jovens são-brasenses».

Frisando que o desporto e a educação andam de mãos dadas em São Brás de Alportel e são áreas prioritárias para o Município, Vítor Guerreiro deu como exemplo o investimento realizado nas infraestruturas desportivas do Município e o apoio dado às associações para assegurar que no concelho existe uma dinâmica desportiva e inclusiva.

A cerimónia encerrou no Largo de São Sebastião onde foi acesa a Chama Olímpica.

Esta segunda-feira, 14 de maio, o Pavilhão Municipal recebeu o Torneio de Basquetebol dos Jogos de Quelfes, iniciativa onde participaram jovens de vários concelhos algarvios.

Os Jogos de Quelfes tiveram início em Olhão, no ano letivo 2010, com atividades em seis escolas, provenientes de dois agrupamentos. Passados nove anos, esta edição conta com a participação 29 agrupamentos e colégios portugueses e espanhóis, num total de 2000 crianças que vivem na primeira pessoa, e até 25 de Maio, a chama do olimpismo.

Comentários

pub