Projeto Erasmus traz a Olhão professores de cinco países europeus

18 professores, de cinco países europeus (Bulgária, Espanha, Macedónia, Lituânia e Polónia), estiveram em Olhão entre 14 e 18 de […]

18 professores, de cinco países europeus (Bulgária, Espanha, Macedónia, Lituânia e Polónia), estiveram em Olhão entre 14 e 18 de Maio, no âmbito do projeto ERAMUS+ “My little Europe”, numa iniciativa que pretende promover o intercâmbio cultural junto dos alunos do 1º ciclo.

A cerimónia de boas-vindas, realizada na manhã de 14 de maio, na Escola Paula Nogueira, em Olhão, foi organizada pelos anfitriões portugueses – professores e alunos do 1º ciclo, das turmas 2ºB e 3ºB da Escola nº5, e 4ºB da Escola nº7, do Agrupamento Paula Nogueira – que desde o ano 2016 têm estado envolvidos neste projeto transeuropeu coordenado pela Polónia.

Em clima de grande entusiasmo e euforia, os professores estrangeiros, pela primeira vez em Portugal, foram recebidos com canções e danças tradicionais portuguesas e receberam das mãos dos alunos a oferta de um pequeno cabaz com produtos regionais algarvios, bem como um ramo do Dia da Espiga.

Durante os dias da estadia, além de visitar as escolas e participar em atividades com os alunos das turmas envolvidas, o grupo de professores estrangeiros teve a oportunidade de visitar os pontos de interesse sociocultural do concelho de Olhão, bem como outros locais emblemáticos da região do Algarve.

Além do intercâmbio cultural, alargar horizontes geográficos, despertar o gosto pela pesquisa e trabalho em grupo, aprender sobre heróis locais, nacionais e europeus selecionados pelos alunos, desenvolver competências ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e praticar uma língua estrangeira (o inglês), são algumas das metas deste inovador e motivador projeto educativo, ao alcance de um clique através das novas ferramentas tecnológicas disponíveis nas salas de aula.

Aos professores envolvidos, o ERAMUS+ “My little Europe” permite, entre outras mais-valias, um enriquecimento pessoal e curricular, através do intercâmbio de boas práticas nas instituições de ensino.

A base de desenvolvimento deste projeto assentou no estudo da neurodidática, uma disciplina que resulta do cruzamento entre as neurociências e a pedagogia.

Mais informações podem ser obtidas em https://erasmusmais.eu.

Comentários

pub