Polo ligado à saúde, investigação, formação e inovação nasce em Loulé

O ABC – Loulé Active Life será um polo ligado à saúde, investigação, formação e inovação e «fortalecerá os cuidados […]

Innovative technologies in medicine
Créditos: Depositphotos

O ABC – Loulé Active Life será um polo ligado à saúde, investigação, formação e inovação e «fortalecerá os cuidados de saúde no Algarve, com grande impacto no turismo de qualidade».

A construção e equipamento das instalações arranca «em 2019, estando prevista a sua conclusão em 2020».

O Município de Loulé celebrou um protocolo de cooperação com o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve – ABC (Algarve Biomedical Center), com o objetivo de cooperar nos domínios da saúde, investigação, formação e inovação.

Este projeto coletivo representa «uma forte aposta na inovação e desenvolvimento regional, que articulará vários projetos de inovação, investigação, apoio e promoção da saúde e qualidade de vida, numa estrutura moderna e adequada a construir para o efeito», explica a Câmara de Loulé.

O objetivo é que este seja um edifício contemporâneo, com cerca de 4000 metros quadrados de área de construção, com reduzido impacto ambiental e localizado numa zona estratégica com boas acessibilidades, e que aposte na sustentabilidade energética, nas energias renováveis, no conceito ambiental verde e numa gestão autossuficiente.

O ABC – Loulé Active Life irá intregrar as seguintes estruturas: Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, fixando em Loulé um polo da agência, numa iniciativa de descentralização, o Biobanco do ABC, com interligação entre o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, o Departamento de Ciências Biomédicas e de Medicina, bem como o Center of Biomedical Research da Universidade do Algarve, fundamental ao desenvolvimento de terapêuticas inovadoras e que ficará integrado na Rede Ibérica e Europeia de Biobancos.

Além disto, também vai integrar o Centro de Cirurgia Experimental do Algarve, a Unidade de Farmacovigilância do Algarve e Alentejo, o Centro de Estudos de Eficiência e Segurança dos medicamentos e dispositivos médicos (numa parceria com o INFARMED), inovador em termos nacionais, a sede do Projeto LIFE – Algarve Coração Seguro, um projeto que tem por objetivo reforçar a imagem do turismo no Algarve, como destino de saúde seguro, através da introdução de formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa na rede hoteleira regional e da criação de uma rede de Desfibrilhadores Automáticos Externos, o Centro de Apoio ao Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida (Integrado na Rede de Referência Europeia de ACTIVE AGING) e o Centro de Cuidados de Saúde Certificados para o Turismo (numa parceria com a Direção-Geral de Saúde), um projeto-piloto que disponibilizará aos turistas a lista das instituições certificadas mais próximas por áreas de especialização.

Por fim, também é ali que se vai instalar o Meeting Center Active Life, que levará à colocação do Algarve no centro de discussão científica e da inovação internacional.

Para Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, «este é um enorme desafio para a região para o qual o concelho de Loulé mostra uma grande abertura».

«Este é primeiro passo para a criação de um edifício coletivo que projetará o Algarve como região que reclama assumir importância nacional ao lado de outras», sublinhou, adiantando ainda o facto da autarquia ter «recursos e uma equipa jovem» para levar por diante este projeto.

Comentários

pub