Museu de Portimão inaugura exposições para encerrar comemorações dos 10 anos

A inauguração das exposições “Tesouros do Mar”, de Vera Christians, e “Rio Arade – Uma maré cheia de Histórias” vão […]

A inauguração das exposições “Tesouros do Mar”, de Vera Christians, e “Rio Arade – Uma maré cheia de Histórias” vão encerrar as comemorações do 10º aniversário do Museu de Portimão, no sábado, dia 26 de Maio, às 17h00.

Este será o culminar de um mês de festa e repleto de atividades, que teve o seu ponto alto a 19 de Maio, dia do aniversário do museu, em que foi inaugurada a exposição “Gentes da Terra e do Mar”, que celebra a ligação entre este espaço museológico e a comunidade portimonense.

A partir de sábado, haverá duas novas exposições para ver, no Museu de Portimão.

A mostra “Tesouros de Mar” ficará patente no hall do museu e é composta por várias obras de Vera Christians «que refletem aspetos da vida marinha», segundo a Câmara de Portimão. Desde que se radicou no Algarve, a artista de origem alemã «tem experimentado a natureza de uma forma muito próxima, sentido o calor, a luz, as cores, o ar puro, o oceano e a vida marítima».

«A atmosfera e a vida vibrante dos mercados locais, os pratos de peixe e mariscos representam para ela verdadeiros tesouros do mar que merecem, segundo a pintora, todo o respeito e protecção», revelou a autarquia portimonense.

Já a exposição “Rio Arade – Uma maré cheia de Histórias” ficará patente no exterior do museu e «representa um convite à descoberta de algumas das histórias das muitas civilizações e povos, que ao longo do tempo se cruzaram nas águas e margens do rio Arade».

A mostra, da responsabilidade da equipa do museu, permite ao público «assumir-se como observador privilegiado das suas atividades económicas, culturais e desportivas, numa viagem às diferentes e renovadas formas da sua utilização».

«Ilustra um percurso singular entre trabalho, festa, força de braços, remos, velas e motores, entre memórias e transformações inspiradoras de uma intensa e dinâmica relação de aproximação entre o rio Arade e as suas comunidades, que persiste até aos dias de hoje», concluiu a Câmara de Portimão.

Comentários

pub