Mercado de Silves volta a mostrar produtos locais fora d’horas

Silves vai voltar a ter um “Mercado Fora d’Horas” nos dias 13 de Junho, 11 de Julho e 8 de […]

Silves vai voltar a ter um “Mercado Fora d’Horas” nos dias 13 de Junho, 11 de Julho e 8 de Agosto. O Mercado Municipal de Silves volta a ser palco do «mercado de produtores mais criativo do país», que, segundo a Câmara de Silves, surge «renovado» em 2018.

Nos próximos três meses, uma vez por mês, os produtores locais vão estar no mercado municipal à noite, entre as 19h00 e as 00h00, onde, para além dos produtos locais, haverá exposição temática, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com gastronomia, música e animação de rua.

Em 2018, estará em foco o ciclo das plantas: a flor, o fruto e a semente. No dia 13 de Junho, há um mercado de flores. No dia 11 de Julho, o fruto estará em foco, com uma sessão da Universidade de verão da Inloco e uma manifestação de fooddesign. A 8 de Agosto será promovida uma troca de sementes.

Este é um «evento gastronómico sobre cultura local», que visa «consciencializar para as vantagens dos produtos locais, envolvendo a comunidade relacionada com o mercado».

O “Mercado Fora d’Horas”, que vai para a 3ª edição, nasceu de um projeto de design comunitário, «o que favorece que a atmosfera do mercado se transfigure» por uma noite, para misturar «valores tradicionais com contemporaneidade».

«O foco da mensagem que pretendemos passar aos visitantes são as tradições alimentares, a convivialidade, a cultura local e os produtos de proximidade, apresentando o Mercado Municipal de Silves enquanto espaço de convergência entre o rural e o urbano, o comunitário e o público local de celebração da alimentação algarvia», resumiu a Câmara de Silves.

A entrada é livre.

Comentários

pub