Maias “invadem” Vila do Bispo até final do mês [com fotos]

Vila do Bispo foi invadido por cerca de uma centena de “Maias”, que poderão ser vistas em vários locais do […]

Vila do Bispo foi invadido por cerca de uma centena de “Maias”, que poderão ser vistas em vários locais do concelho até ao final do mês.

A população deste concelho cumpre, mais uma vez, esta tradição primaveril, criando bonecos de trapos e colocando-os à porta de suas casas.

Os bonecos são vestidos com roupas velhas e engalanados com flores do campo para celebrar a chegada do mês de Maio e da Primavera. A acompanhá-los, estão «versos, dizeres de crítica ou gracejos sociais».

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, Agrupamento de Escolas do Concelho e população do concelho. O objetivo é «não deixar morrer uma tradição com mais de 2000 anos. Recorde-se que esta tradição tem origem nas festas e nas tradições dos antigos Romanos».

 

Locais onde as Maias estão expostas:

Sagres:
– Centro de Saúde, Mercado Municipal (talho), Rua do Mercado, Clube Recreativo Infante Sagres, Junta de Freguesia, Farmácia, Igreja, Lar de Sagres, Escola Básica 1.º Ciclo, Intermarché Sagres, Pastelaria Pinóquio, Clínica Médica e Dentária, Pastelaria Vila Mareta, Jardim de Infância, Rua Pedra da Bala e Rotunda Roça de Veiga.

Vila do Bispo:
Câmara Municipal de Vila do Bispo, Centro Cultural, Bombeiros, Farmácia, Supermercado SuperSul 2, Centro de Convívio, Centro de Saúde, Mercado Municipal, Centro de Interpretação, Igreja, Junta de Freguesia, Escola Básica 2.º e 3.º Ciclo, Escola Básica 1.º Ciclo, Jardim de Infância, CPCJ – Rua José Cardoso, Vivenda Família Pedro, Rua Ribeira do Poço, Rua Ribeira do Poço e Retrosaria Paula Rio.

Raposeira:
Associação Desportiva e Cultural da Raposeira, Supermercado SuperSul 1, Jardim em frente à Igreja, Igreja e Centro de Dia.

Budens:
Junta de Freguesia, Lar, Centro Educativo e Intermarché.

Vale de Boi:
Junto à Bica

Figueira:
Centro Social e Cultural da Figueira

Barão de S. Miguel:
Junta de Freguesia e Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel

Comentários

pub