Lagos volta a mostrar “Gente de Outros Tempos”

A exposição “Gente de Outros Tempos”, que já vai na sua terceira edição, é inaugurada no próximo sábado, 19 de […]

A exposição “Gente de Outros Tempos”, que já vai na sua terceira edição, é inaugurada no próximo sábado, 19 de Maio, às 16h30, no Forte Ponta da Bandeira, em Lagos. 

Segundo a Câmara de Lagos, reconhecendo «que aquilo que somos hoje também é resultado do protagonismo das gerações que nos antecederam, pretende-se nesta exposição foto-documental relembrar algumas dessas pessoas mostrando as suas feições – o rosto daqueles de quem apenas se conhecem os nomes transportados pela tradição oral ou evocados na toponímia da cidade».

Esta terceira edição continua, pois, a mostrar retratos e biografias de pessoas de Lagos, tendo como base o acervo da Fototeca Municipal acrescido de contributos de colecionadores e familiares dos retratados.

Para Francisco Castelo, fotógrafo e coordenador da Fototeca Municipal de Lagos, «o trabalho recolhido para esta exposição espelha a importância com que encaramos os registos fotográficos para a construção» da história das gentes de Lagos.

«E porque o tempo foge, e é rápido, continuamos a recordar rostos que a distância do tempo convida ao esquecimento contra o qual ripostamos com fotografias, espelhos do tempo que foi, auxiliares da memória que permanece», diz.

A exposição vai estar patente ao público entre 19 de Maio e 30 de Agosto (com possibilidade do prazo ser alongado), no Forte Ponta da Bandeira, no horário de funcionamento do equipamento (terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Comentários

pub