João Fernandes é o novo presidente da Região de Turismo do Algarve

João Fernandes acaba de ser eleito como novo presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), depois de ter sido […]

João Fernandes acaba de ser eleito como novo presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), depois de ter sido o mais votado nas eleições que decorreram na tarde desta sexta-feira, 11 de Maio.

O atual vice-presidente da RTA foi eleito pela Assembleia Geral desta entidade, que tem 32 elementos, entre os quais todas as Câmaras do Algarve, um representante do Governo, associações empresariais e sindicatos.

Mas, nestas eleições, apenas votaram 31 dos 32 elementos porque a Associação Portuguesa de Casinos (APC) não compareceu no ato eleitoral.

Na eleição para a Comissão Executiva, a Lista A, encabeçada por João Fernandes, conseguiu 17 votos, contra 11 da lista B, encabeçada pelo atual presidente da RTA Desidério Silva. Houve três votos em branco.

Anunciados os resultados, a reação de João Fernandes foi discreta. Aliás, mal soube que foi eleito, o novo presidente da RTA fez questão de se dirigir a Desidério Silva para o cumprimentar. Afinal, fazem parte da mesma equipa há anos.

Pouco depois de terminado o escrutínio, João Fernandes não quis antecipar aquilo que será o seu mandato, até porque a sua tomada de posse só acontecerá dentro de três meses, em meados de Agosto.

«Neste momento vou-me limitar a felicitar a assembleia por este ato democrático e não vou tecer mais comentários, tendo em conta que o mandato perdura até Agosto. Até lá terei tempo para falar de alguns motes da minha candidatura e do futuro exercício do cargo», disse o novo presidente da RTA, aos jornalistas.

Quanto ao facto de não ter festejado a vitória e de ter feito questão de cumprimentar, em primeiro lugar, Desidério Silva, João Fernandes salienta a forma serena como todo o processo decorreu.

«O ato eleitoral e mesmo o período que o precedeu foi marcado por muita cautela em relação à forma como a RTA saía deste processo. Sempre que há dois candidatos, há, naturalmente, perspetivas diferentes. Mas mais importante que as listas ou os seus protagonistas, é a Região de Turismo e o destino», ilustrou.

«Saúdo os meus opositores pela serenidade com que o ato decorreu e pela saudável boa educação com que, no final, toda a gente se cumprimentou. É um bom sinal de que há muito e bom trabalho a fazer no futuro e que contamos com todos», concluiu.

Da esquerda para a direita: Fátima Catarina, João Fernandes, Elidérico Viegas, Isolete Correia, Daniel do Adro e Nuno Monteiro

João Fernandes será acompanhado na direção da RTA por Maria de Fátima Catarina Coelho (vice-presidente) e por Nuno da Silva Monteiro (membro).

Elidérico Viegas, que encabeçava a lista única a este órgão (A), foi eleito presidente da Mesa da Assembleia-Geral, sucedendo a Álvaro Viegas.

Comentários

pub