João Fernandes conta com o PS, Desidério Silva pisca o olho aos privados na luta pela Região de Turismo

Dois candidatos, 32 votantes para convencer. Desidério Silva e João Fernandes vão disputar a presidência da Região de Turismo do […]

Dois candidatos, 32 votantes para convencer. Desidério Silva e João Fernandes vão disputar a presidência da Região de Turismo do Algarve (RTA), numa eleição marcada para o dia 11 de Maio, às 15 horas. Atualmente, os dois candidatos ocupam, respetivamente, os cargos de presidente e vice-presidente desta entidade, mas, desta vez, vão estar de lados opostos da barricada.

A Lista A candidata João Fernandes à presidência da Comissão Executiva da RTA e tem Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), como candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral deste organismo.

A Lista B apenas se candidata à Comissão Executiva e tem como cabeça de lista o atual presidente do Turismo do Algarve Desidério Silva.

A decisão de quem será o próximo presidente da Região de Turismo do Algarve cabe a um colégio eleitoral onde têm assento os 16 municípios da região, um elemento da CCDR do Algarve em representação do Estado, 13 associações empresariais (uma 14ª está temporariamente impedida de votar) e dois sindicatos.

O socialista João Fernandes parte para esta eleição com o apoio dos dez presidentes de Câmara do PS no Algarve e, adivinha-se, com os votos garantidos do representante do Governo e da AHETA, que pertence ao colégio eleitoral.

Isto significa que, para ganhar, Desidério Silva, antigo presidente da Câmara de Albufeira pelo PSD, terá de garantir os votos dos autarcas social-democratas (e, eventualmente, da comunista Rosa Palma) e de boa parte dos demais votantes, entre associações empresariais e entidades privadas ligadas ao setor turístico e sindicatos.

Além da AHETA e das duas centrais sindicais – UGT e CGTP -, têm assento na Assembleia Geral da RTA as associações dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), dos Industriais de Aluguer de Automóveis Ligeiros sem Condutor (ARAC), Associação Portuguesa de Portos de Recreio (APPR), Núcleo Empresarial da Região do Algarve (NERA), Confederação dos Empresários do Algarve (CEAL), Associação Portuguesa de Casinos (APC), Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza, Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e Algarve Anima – Associação de Empresas de Animação Turística do Algarve.

A Associação Portuguesa de Turismo de Saúde e Bem Estar (APTSBE), apesar de estatutariamente ter assento na Assembleia Geral da RTA, não poderá votar, por estar a meio de um processo de mudança de nome.

Assim, apesar de João Fernandes partir, em teoria, numa posição mais vantajosa, devido ao apoio que tem da família socialista, há ainda muitos votos “soltos”, que deixam em aberto o desfecho da votação.

 

 

Eleição para a Mesa da Assembleia Geral da RTA

LISTA A

Presidente: Elidérico José Gomes Viegas

Secretário: Isolete Jerónimo Café Correia

 

Eleição para a Comissão Executiva da RTA

LISTA A

Presidente: João Pedro Ferreira Caldas Fernandes

Vice-Presidente: Maria de Fátima Catarina Coelho

Membro: Nuno José Batista da Silva Monteiro

 

LISTA B

Presidente: Desidério Jorge da Silva

Vice-Presidente: Daniel Luís dos Santos Queirós

Membro: Ana Isabel Guerreiro Correia Tendinha

Comentários

pub