Governo aprova 396 milhões de euros de investimentos em 8 centrais fotovoltaicas no Algarve

Cinco centrais fotovoltaicas no concelho de Alcoutim, duas no de Lagos e ainda uma no município de Lagoa, representando um […]

Central fotovoltaica perto de Martim Longo, Alcoutim
Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Cinco centrais fotovoltaicas no concelho de Alcoutim, duas no de Lagos e ainda uma no município de Lagoa, representando um investimento total de 396 milhões de euros.

Este é o balanço das licenças atribuídas pelo secretário de Estado da Energia Jorge Seguro Sanches, para «construção de centrais fotovoltaicas sem tarifas subsidiadas que penalizem a faturas dos consumidores», no distrito de Faro.

Segundo nota do Ministério da Economia, o Governo já autorizou, a nível nacional, 29 centrais fotovoltaicas sem tarifa subsidiada, que correspondem a 967 megawatts de potência instalada e a um investimento potencial de cerca de 740 milhões de euros.

Cerca de metade da potência instalada autorizada, 472 megawatts, representando oito centrais e um investimento previsto de cerca de 396 milhões de euros, «está localizada precisamente no Algarve, região que, a par do Alentejo, constitui um dos locais que mais têm atraído os investidores» (ver lista abaixo).

A este montante global soma-se mais de 2000 MW de pedidos de licenciamento em todo o país (cerca de 150 centrais) em fase de análise na Direção Geral de Geologia e Energia, refletindo, segundo a nota do Ministério da Economia, «o forte interesse demonstrado por investidores nacionais e internacionais».

«O investimento nas energias renováveis, agora numa lógica de regime de mercado, a par do reforço das interligações elétricas com os países vizinhos, constituem duas peças chave da estratégia do Governo para o setor energético, tendo em vista a sustentabilidade do sistema elétrico nacional e a redução das tarifas das famílias e das empresas», conclui a mesma nota.

Comentários

pub