Fragata francesa L’Hermione já atracou no porto de Portimão à espera dos visitantes [fotogaleria]

Mais de uma trintena de embarcações, de todos os tamanhos e feitios, em grande parte carregadas de franceses, foram hoje […]

Mais de uma trintena de embarcações, de todos os tamanhos e feitios, em grande parte carregadas de franceses, foram hoje esperar a fragata L’Hermione frente à barra de Portimão. E depois, seguiram-na até ao cais, no estuário do Arade, por entre buzinadelas, gritos, saudações, selfies e outras fotografias…e até houve gritos de piratas e tiros de canhão.

Nas margens do Arade, nos dois molhes à entrada da barra e até no miradouro da igreja de Ferragudo, lá no alto, estavam centenas de pessoas, a ver chegar o veleiro.

A bordo de uma das embarcações do cortejo náutico que saudou a chegada da fragata, estavam o vice-presidente da Câmara de Portimão e dois vereadores, bem como outras individualidades. Mas estava também um grupo de jovens marinheiros franceses que vão agora render alguns dos elementos da tripulação, na última fase desta viagem, que há-de levar a Hermione de Portimão a Bordéus, em França.

Depois de disparar algumas salvas de canhão, em jeito de saudação a Portugal e ao Algarve, L’Hermione acabou por atracar no cais do porto comercial de Portimão, com o seu belo velame e o casco de madeira, réplica de uma embarcação do século XVIII, ao lado de um enorme navio de cruzeiro, bem mais moderno…mas bem menos bonito.

Em terra, estavam as autoridades, marítimas, diplomáticas e outras, bem como centenas de pessoas, na sua maioria franceses, muitos residentes no Algarve e por todo o país, alguns turistas. Havia também pessoas trajadas à época, que se passeavam por entre a multidão e não se negavam às fotografias.

A réplica da fragata “Hermione”, navio da classe Concorde, a bordo do qual o Marquês de Lafayette embarcou em direção à América do Norte, em 1780, para ajudar os americanos na sua guerra pela independência, vai ficar atracada em Portimão até quinta-feira, dia 10 de Maio. Amanhã, 9 de Maio, é mesmo o ponto de central das comemorações no Algarve do Dia da Europa.

O veleiro está aberto a visitas, durante os três dias, entre as 9h30 e as 17h30, e a zona do porto está transformada em “Village La Fayette”, com animação até às 23h00 e vários stands de gastronomia, artigos francófonos e também do Centro Europe Direct Algarve.

As visitas à fragata custam 3 euros, para adultos, e 1 euro para crianças, dos 6 aos 12 anos.

Integrada num evento público, a vinda da fragata para Portimão é uma iniciativa organizada pela delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE), que se insere nos valores humanistas portugueses e franceses, sendo esta escala da Hermione «vista como uma ocasião perfeita para reforçar a francofonia que há tanto tempo une estas duas nações», segundo a organização.

A escala no porto algarvio insere-se no cruzeiro “Voyage Hermione 2018 – Libres ensemble de l’Atlantique à la Méditerranée” de quatro meses e meio, que teve início em Fevereiro passado, em La Rochelle (França), e inclui paragens em Tânger (Marrocos), Barcelona (Espanha), Sète (França), Toulon (França), Marselha (França), Port Vendres (França), Bastia (França), Portimão (Portugal), Pasaia (Espanha), terminando a 16 de Junho, em Bordéus (França).

 

Clique aqui para ver o vídeo sobre a chegada da Hermione ao porto de Portimão

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Comentários

pub