FIMA reedita sarau musical de Schubert em Albufeira

A música de Franz Schubert, apresentada durante um sarau musical, a forma como o compositor austríaco gostava de dar a […]

Imagem de Arquivo – Créditos: Depositphotos

A música de Franz Schubert, apresentada durante um sarau musical, a forma como o compositor austríaco gostava de dar a conhecer as suas obras aos seus amigos, em Viena, vai soar no Auditório Municipal de Albufeira, durante o espetáculo “Schubertíada”, marcado para sexta-feira, dia 10 de Maio, às 21h00.

Um octeto, formado por músicos da Orquestra Clássica do Sul, vai interpretar «um das obras-primas» de Schubert, selecionada entre o seu repertório de música de câmara, o “Octeto em Fá Maior, D. 803”, nquele que será mais um concerto do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve.

A Orquestra Clássica do Sul (OCS), que organiza o festival, inspirou-se «nos saraus musicais vienenses onde Franz Schubert gostava de dar a conhecer os seus novos trabalhos aos amigos» e propõe «um serão clássico», para recordar estes encontros.

«O “Octeto em Fá Maior, D. 803” foi composto por Schubert em 1824 e consiste numa serenata que foi posteriormente expandida para um ensemble misto», segundo a OCS.

Esta é uma peça «com momentos distintos, como um solo entregue ao clarinete, um trio inspirado em dança folclórica e ainda momentos de enorme virtuosidade instrumental».

Natural da Áustria, Franz Schubert foi um compositor do fim da época clássica e é reconhecido como um dos melhores compositores do século XIX, tendo-se destacado na composição de música de câmara. A sua música apresenta um estilo assumidamente harmonioso e melódico.

Comentários

pub