Festival “Encontros do DeVIR” leva grande nome da dança contemporânea a Loulé

O espetáculo de dança “Brother”, por Marco da Silva Ferreira, uma das figuras mais reconhecidas da nova geração de criadores […]

O espetáculo de dança “Brother”, por Marco da Silva Ferreira, uma das figuras mais reconhecidas da nova geração de criadores da dança contemporânea nacional, realiza-se na próxima sexta-feira, 25 de Maio, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, integrado no festival “Encontros do DeVIR”. 

 

“Brother” é uma criação para sete intérpretes que estabelece uma relação de complementaridade com o anterior trabalho Hu(r)mano.

Em ambos, «o foco é a dança existente em contexto de grupo, mas descolam-se uma da outra nas referências temporais e no processo de composição», diz a Câmara de Loulé.

«Se em Hu(r)mano se abstratiza e se formaliza a dança contemporânea urbana, em “Brother” olha-se para uma ancestralidade comum e procuram-se pontos de afinidade e similaridade que sobreviveram às passagens geracionais e que estão reminiscentes nos corpos e na dança que ainda hoje se desenvolve. O que procuramos juntos através da dança?».

O espetáculo compõe-se através do mimetismo constante entre os intérpretes que é gerador de movimento, comportamentos e padrões. Desenvolve-se vocabulário não-verbal que se regenera e se transforma ao longo do tempo através de compromissos ou desbloqueadores que individualmente cada um manifesta.

«Surgem e desvanecem pontes móveis entre o agora e o longínquo. À macro-escala é uma reflexão sobre herança, memória, códigos, processo de aprendizagem e transmissão.“Brother” é também um incómodo (“bother”). Uma tentativa de pulsar comum, uma sensação de pertence e de afeto, um eco de forças externas e, no fundo, uma assumida fragilidade pela constatação de perda e finitude. Um pernoitar por este lugar que se faz fazendo».

Os bilhetes custam 5 euros, sem descontos aplicáveis, e podem ser comprados aqui. Este espetáculo dirige-se a maiores de 16 anos e tem uma duração aproximada de 60 minutos.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça-feira a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook aqui ou o seu website aqui.

Comentários

pub