«Fé e Memória» leva debate, música e degustação à Ermida de Guadalupe

A tertúlia “Fé e Memória” vai ter lugar no próximo sábado, 26 de Maio, às 16h00, na Ermida de Nossa […]

A tertúlia “Fé e Memória” vai ter lugar no próximo sábado, 26 de Maio, às 16h00, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, perto da Raposeira (Vila do Bispo).

Os espaços patrimoniais e as tradições religiosas do Algarve dão o mote a esta tertúlia «Teia D’Ideias», promovida pela Associação Teia D’Impulsos e integrada na edição de 2018 do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

A tertúlia abre com um desafio: pensar o Património Religioso do Algarve com os olhos no futuro.

A dar corpo ao debate, estarão seis convidados: Rui Parreira, arqueólogo e diretor de Serviços de Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Algarve, Antónia Fialho Conde, professora do Departamento de História da Universidade de Évora e investigadora integrada do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, que integrou o projeto “Memórias religiosas e ação patrimonial no Mediterrâneo. Coexistência confessional e afirmação patrimonial”, Susana Paté Gomes, responsável pelo Serviço de Conservação e Restauro do Museu Municipal de Faro, o Padre Miguel Neto, diretor do Secor da Pastoral do Turismo da Diocese do Algarve e fundador da ArtGilão – Atividades Religiosas e Turísticas de Tavira, Andreia Pintassilgo, designer de comunicação e autora da dissertação de mestrado “Como comunicar uma manifestação religiosa no século XXI: o caso da Mãe Soberana em Loulé”, e ainda Susana Martins de Sousa, delegada da Associação Espaço Jacobeus no Algarve e mestre em marketing turístico, com a tese  “Memórias de Santiago: do Património aos Itinerários dos Peregrinos”.

São seis especialistas com perspetivas e abordagens diversas sobre a memória e o património religioso no Algarve, que irão refletir sobre o seu estado presente, os desafios previstos e as ameaças sentidas, sempre com os olhos no futuro.

Que estratégias para comunicar este património? Como envolver as novas tecnologias na sua preservação e mediação? E o turismo religioso – deve ser uma aposta do Algarve? Estas e outras questões animarão o debate, cuja moderação estará a cargo de Nuno Silva.

Mas a tarde não fica completa sem um espaço para a música. O grupo coral Adágio, dirigido pelo maestro António Alves Pereira, irá brindar os presentes com um repertório de música medieval e renascentista, que promete uma viagem no tempo até aos sons e melodias contemporâneas dos primórdios da ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.

A iniciativa “Fé e Memória” terminará com um cocktail com degustação de produtos regionais, disponibilizados pela Mercearia Algarve.

Como se vê, são muitas as boas razões para passar a tarde de sábado, dia 26 de Maio, na ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, com um novo olhar sobre o nosso passado e a nossa identidade regional.

“Fé e Memória” é uma ação com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e integrada no Ano Europeu do Património 2018.

organizado pela Associação Teia D’Impulsos e integrado na edição de 2018 do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub