Exposições, cinema, videomapping e um “Steroids Attack” na Sé de Faro marcam Algarve Design Meeting [com fotos]

Seminários, workshops, exposições, alumni design talks, cinema ao ar livre, lojas pop-up, videomapping são algumas das propostas da 8ª edição […]

Foto: Gonçalo Dourado|Sul Informação

Seminários, workshops, exposições, alumni design talks, cinema ao ar livre, lojas pop-up, videomapping são algumas das propostas da 8ª edição do Algarve Design Meeting, que abriu portas, esta terça-feira e se prolonga até sábado, dia 26, na antiga fábrica da cerveja, em Faro.

Em 2018, o evento, que tem conquistado notoriedade de ano para ano, vai atribuir, pela primeira vez, os Prémios de Design do Algarve e vai convidar o público a jogar “Steroids Attack” na fachada da Sé.

António Lacerda, coordenador do Algarve Design Meeting, em declarações ao Sul Informação, realça como destaques desta edição «as exposições de vários designers nacionais e internacionais», bem como as «conferências muito fortes, com nomes muito interessantes nacionais e estrangeiros» e a entrega, «pela primeira vez, dos Prémios de Design do Algarve, nas áreas de design de comunicação, interiores e produto».

António Lacerda, coordenador do Algarve Design Meeting

O Festival de Videomapping volta também a assumir-se como «um dos pontos altos» do Algarve Design Meeting. No festival, marcado para sábado, dia 26, às 22h00, serão apresentados trabalhos de alunos de cursos de design da Universidade do Algarve-ESEC, da Universidade de Tomas Bata – República Checa, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e da ESAD – Escola Superior de Artes e Design, de Matosinhos.

No entanto, a anteceder e a fechar este festival «único» a nível nacional, a fachada Sé de Faro vai ser “palco” de outros dois momentos, também eles «imperdíveis», segundo António Lacerda.

Entre as 21h00 e as 22h00, haverá videomapping interativo, em que «os movimentos das pessoas são captados através de sensores, o que lhes permite interagir e jogar em tempo real com as imagens projetadas na fachada». Esta performance foi desenvolvida por Inês Moreira, Joana Delbone e Sara Martins, alunas do 3º ano do curso de Design da Comunicação da UAlg.

A encerrar o Algarve Design Meeting, já depois do Festival de Videomapping, haverá nova performance realizada por Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, que «vão atuar pela primeira vez no Algarve e que são dois grandes nomes nestas áreas», conclui António Lacerda.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora regional de Cultura, Saúl Neves de Jesus, vice-reitor da Universidade do Algarve, e António Guerreiro, diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, marcaram presença na cerimónia de abertura do evento e visitaram e interagiram com as exposições patentes na Fabrica da Cerveja.

O autarca de Faro deixou obra feita, reconstruindo, através de gestos captados por um sensor, a imagem da estátua de Afonso III, rei que conquistou a capital algarvia aos mouros. O Algarve Design Meeting também já conquistou a cidade.

O Algarve Design Meeting é organizado pela Universidade do Algarve-ESEC e pela Associação Nacional de Designers e tem os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Faro, União das Freguesias de Faro, Baixa de Faro, Universidade de Tomas Bata – Rep. Checa, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, ESAD – Escola de Artes e Design de Matosinhos, Do You mean Architecture, Consulado Honorário da República Checa em Faro e do Enfola.

O evento tem ainda os apoios à divulgação do Sul Informação, RUA FM, LCPA, Epopeia e Barlavento e os patrocínios do Hotel de Faro, Tertúlia Algarvia, Multicópias, Al-Gharb e Bertin Picanço.

Veja a programação completa do Algarve Design Meeting aqui.

 

Fotos: Gonçalo Dourado|Sul Informação

Comentários

pub