Espaço Cidadão Móvel passa por Lagos a 22 de Maio

O Espaço Cidadão Móvel vai percorrer o concelho de Lagos na próxima terça-feira, 22 de Maio, com paragens na Luz, […]

O Espaço Cidadão Móvel vai percorrer o concelho de Lagos na próxima terça-feira, 22 de Maio, com paragens na Luz, Odiáxere e Bensafrim, «para disponibilizar aos cidadãos das populações mais isoladas o acesso aos serviços públicos».

Segundo a Câmara de Lagos, «esta ação integra-se num projeto da Agência de Modernização Administrativa (AMA) lançado no ano passado, que adveio da urgência e premência em apoiar, reforçar e ajudar as populações vítimas dos incêndios, ocorridos em Outubro de 2017, a que se deu continuidade este ano, agora com um objetivo mais lato, visando diversificar os meios de acesso aos serviços públicos, pelos cidadãos, tendo em consideração a sua particularidade, dificuldade e necessidades».

De acordo com a AMA, os objetivos do Espaço Cidadão Móvel passam «por disponibilizar todos os serviços constantes no catálogo de serviços dos Espaços Cidadão em atendimento presencial (mais de 140 serviços, de diferentes entidades públicas, bem como, campanhas/serviços específicos de áreas de governação)».

Para alcançar estes objetivos, «foram providenciadas carrinhas equipadas com computadores e ligações móveis que irão percorrer, durante os meses de maio e junho, os distritos de Bragança, Évora, Beja e Faro».

No Algarve, a rota terá a duração de 4 semanas, passando por 67 freguesias dos 16 municípios.

No concelho de Lagos, o Espaço Cidadão Móvel vai estar, na Luz, junto ao mercado, entre as 10h00 e as 11h00, em Odiáxere, no Largo da Liberdade, entre as 11h30 e as 12h30, e em Bensafrim, no Largo do Mercado, entre as 14h00 e as 15h00.

O Espaço Cidadão Móvel vai disponibilizar informação e atendimento relacionados com a validação de faturas no e-fatura e a entrega do IRS, a renovação da carta de condução, as prestações sociais da Segurança Social, marcação e cancelamento de consultas, alteração de morada no cartão de cidadão.

Além destes, serão prestados «muitos outros serviços» do Ministério da Saúde, Caixa Geral de Aposentações, IMT, IEFP, Autoridade Tributária e Aduaneira, Agência para a Modernização Administrativa, Direção-Geral da Administração da Justiça e Segurança Social.

Os interessados devem marcar o seu atendimento através do 217 231 200 ou do Portal do Cidadão (em www.portaldocidadao.pt) e indicar o assunto que pretendem tratar, assim como a hora mais conveniente, levando consigo, no dia, o documento de identificação ou outros que sejam necessários conforme o assunto a tratar.

Comentários

pub