Ermida de Guadalupe é palco de uma homenagem artística às Virgens Negras

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo, vai ser palco de uma homenagem artística às Virgens […]

Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo, vai ser palco de uma homenagem artística às Virgens Negras do mundo entre os dias 2 e 16 de Junho. Este projeto terá como ponto alto um concerto encenado sobre o códice medieval “El Libre Vermell”, de Monserrat, a decorrer a 16 de Junho, mas também conta com outra iniciativas, nomeadamente workshops de artes plásticas, cânticos e movimento.

Apesar de ter uma abrangência global, esta homenagem artística, realizado no âmbito do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve, vai focar-se na Virgem de Guadalupe e na Virgem de Montserrat.

A primeira iniciativa, uma oficina de desenho orientada por Mara Taquelim, acontece já a 2 de Junho, entre as 16h00 e as 18h30.

«A oficina trabalhará in situ a tradição do culto à Virgem de Guadalupe no local histórico da capela, procurando contudo uma abordagem lúdica e plástica. A atividade será aberta ao público em geral e destina-se a quem não tenha receio de manchar as mãos com carvão. Irá ser também utilizada a colagem de tecidos acabados de chegar de África», descreve a DR de Cultura do Algarve.

O resultado da oficina será exposto no fim da sessão, mantendo-se na Ermida da Guadalupe duas semanas, até ao final do projeto “Os Dias das Virgens Negras”. A oficina é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deverá ser feita através do email [email protected] ou do telefone 91401603.

Nos dias 9 e 15 de Junho, das 16h00 às 18h30, realizar-se-á uma oficina de cânticos, orientada por Carme Mampel. A 16 de Junho, há novo workshop, das 10h30 às 13h00, desta feita de Movimento, por Catarina Costa E Silva.

Também a 16 de Junho, às 19h00, decorrerá o espetáculo final, um concerto do Coro Internacional de Aljezur, acompanhado por Catarina Costa e Silva (encenação e voz), Daniela Tomaz (flautas e adufe) e Joana Godinho (voz e saltério), e com a participação especial de Xavier Pagès i Torroja, barítono, maestro do Coral Ars Nova de Martorell (Catalunha) e fundador do grupo de música antiga “Cum Cantico”.

Dias das Virgens Negras resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e a “O Corvo e a Raposa Associação Cultural” e está integrado no Ano Europeu do Património Cultural 2018. Está integrado no programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, programa cultural que este ano tem como tema central “Património, que Futuro?”.

Comentários

pub