Eleições no Clube Naval de Portimão interrompidas por suspeita de irregularidades

O presidente da mesa da Assembleia Geral do Clube Naval de Portimão decidiu ontem, pelas 16h00, interromper as eleições que […]

O presidente da mesa da Assembleia Geral do Clube Naval de Portimão decidiu ontem, pelas 16h00, interromper as eleições que estavam a decorrer, por suspeita de irregularidades no ato eleitoral.

José Casimiro, presidente da mesa da AG, entregou então uma cópia de uma declaração sua, explicando as razões da sua decisão, aos representantes das duas listas concorrentes presentes na mesa de voto.

Na sua «Comunicação» (ver imagens), começa por dizer que «no decorrer do ato eleitoral foram detetadas suspeitas de graves irregularidades que põem em causa o bom nome do CNP».

Entre elas, José Casimiro aponta a «votação de sócios sem a situação financeira regularizada junto do clube», «obtenção de procurações de forma suspeita, que deverá ser averiguada junto dos mandantes» e ainda «representação de sócios sem capacidade de votação de acordo com o Regulamento Geral Interno».

Por isso, continua o presidente da Mesa da AG na sua «comunicação» manuscrita, «considerando a situação anormal que se vive na Assembleia, a Mesa suspende o ato eleitoral, faz participação ao Ministério Público para averiguações».

Segundo nota de imprensa do próprio Clube Naval, o presidente da AG «retirou a urna, que foi guardar no gabinete da Direção, e abandonou o local».

Mais tarde, Tito Januário, presidente da Direção, convocou uma reunião dos associados presentes, onde pontuavam membros das duas listas.

Foi então decidido «entregar a urna selada à Polícia Marítima, para depósito, até que se decida o que fazer».

Tito Januário prometeu também «convocar uma reunião urgente com José Casimiro para analisar os factos e, só depois, virá a ser decidido se serão convocadas novas eleições, ou se recomeça o ato eleitoral que foi interrompido, como pretende a Lista B».

A nota do Clube Naval salienta o «civismo demonstrado pelos elementos das duas listas e demais associados presentes, cuja preocupação maior era defender o bom nome» da agremiação e não deixar que aquele seja «beliscado por este incidente».

Concorrem a estas eleições para os órgãos sociais do CNP para o próximo triénio duas listas.

O ato tinha-se iniciado às 10 horas da manhã e deveria ser encerrado às 18 horas e contou com grande afluência de votantes, desde o início.

 

Veja aqui, na íntegra, a declaração manuscrita do presidente da Mesa da AG do CNP:

Comentários

pub