Discussão do Algarve 2030 continua e segue para Portimão

Uma sessão aberta ao público dedicada à discussão da estratégia regional para o pós-2020 realiza-se na próxima quarta-feira, 9 de […]

Uma sessão aberta ao público dedicada à discussão da estratégia regional para o pós-2020 realiza-se na próxima quarta-feira, 9 de Maio, às 15h00, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. 

A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia da Europa, que se assinala a 9 de Maio.

A sessão inicia-se pelas 14h30, com a receção aos participantes e preenchimento de um questionário de avaliação prospetiva e será aberta, às 15h00, por Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, e Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A reflexão estratégica sobre o futuro de Portugal no médio e longo prazo «é um exercício da maior importância, que o Governo está a realizar e forma abrangente, visando que esta discussão se reflita nos grandes objetivos para o país, bem como na orientação das políticas públicas que para eles concorrem», diz a CCDR.

Através de audições e consultas públicas, já realizadas em Faro, Vila Real de Santo António e Loulé, iniciou-se a preparação do próximo período de programação dos fundos da União Europeia no Algarve, «que deverá respeitar os objetivos e opções que venham a ser definidos na estratégia para o país, pretendendo-se o envolvimento dos variados atores económicos e sociais da região».

Acima de tudo, «estas sessões visam promover a participação dos cidadãos, das empresas e das instituições no processo de construção de uma estratégia, que se deseja partilhada e que contemple a discussão dos grandes desígnios e desafios regionais para a próxima década».

Por outro lado, a CCDR Algarve criou um espaço no seu sítio na Internet onde cada cidadão ou instituição pode consultar os vários documentos de reflexão e submeter os seus contributos e que pode ser consultado aqui. 

As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 8 de Maio aqui, são livres e estão sujeitas à capacidade da sala.

Comentários

pub