Centro Ciência Viva de Lagos “viaja” até Lisboa na sua caravela para assinalar 20 anos da Expo

O Centro Ciência Viva (CCV) de Lagos vai marcar presença nas comemorações dos 20 anos da Expo 98, no próximo […]

O Centro Ciência Viva (CCV) de Lagos vai marcar presença nas comemorações dos 20 anos da Expo 98, no próximo dia 22 de Maio, convidando o público a montar a réplica de uma caravela de 10 metros. 

Esta caravela foi «criada no seu espaço Dóing, mostrando como o movimento contemporâneo DIY (Do It Yourself, Faça Você Mesmo) contribuirá para a divulgação do período dos Descobrimentos bem como para a divulgação da Ciência e da Tecnologia», explica o CCV de Lagos.

A Caravela Dòing é uma ideia e conceção original do Centro de Lagos, tendo sido originalmente idealizada para a Nova Escola de Sagres, projeto financiado pela Direção Regional da Cultura do Algarve de dinamização da Fortaleza de Sagres. A Caravela do Centro de Lagos já dinamizou o Congresso Europeu de Museus e Centros de Ciência, Ecsite 2017, que decorreu no Porto.

O Centro algarvio foi o Centro Ciência Viva escolhido para enriquecer um grande conjunto de atividades promovidas por mais de 20 instituições de investigação e Universidades, das atividades hands-on sobre a saúde do oceano às esculturas construídas a partir de lixo recolhido nas praias e no mar e outras formas de celebração da Ciência, da Tecnologia e dos Oceanos.

As comemorações dos 20 anos da Expo 98 contarão com a presença do primeiro-ministro António Costa e de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Neste evento será feita a oferta simbólica da chave do Pavilhão do Conhecimento ao primeiro-ministro.

O “Pavilhão do Conhecimento dos Mares” reabriu em 1999 como “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” mas o oceano continua a fazer parte da nossa identidade e da nossa oferta para o público. Neste dia, instituições que produzem conhecimento sobre o mar mostram ao público o que mudou nos últimos 20 anos.

Comentários

pub