Câmara de Castro Marim promove rastreio gratuito de doenças de pele

A Câmara de Castro Marim vai promover um rastreio gratuito de cancro e outras doenças de pele entre os dias […]

A Câmara de Castro Marim vai promover um rastreio gratuito de cancro e outras doenças de pele entre os dias 9 e 11 de Maio, destinado a toda a população do concelho.

No dia 9, o rastreio será realizado na Junta de Freguesia de Odeleite, entre as 9h30 e as 12h30, e na Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, entre as 14h00 e as 17h30.

No dia 10 de Maio, será a vez da Junta de Freguesia de Altura receber a ação, com os rastreios a decorrer das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30. No dia seguinte, dia 11 de Maio, no mesmo horário, os exames serão realizados na Biblioteca Municipal de Castro Marim.

Este rastreio, uma iniciativa que a autarquia vem promovendo com regularidade, conta com a colaboração voluntária da médica dermatologista Manuela Aguiar e «tem permitido a deteção de lesões tumorais, depois encaminhadas com urgência para o Hospital de Faro, e o tratamento de eventuais lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido, adquirido para o efeito».

Na ação da próxima semana, a primeira de 2018, além da deteção de doenças, será dado especial enfoque «aos cuidados a ter com a exposição ao sol, numa sensibilização para a época balnear que se aproxima».

As inscrições são limitadas, pelo que os interessados deverão inscrever-se através do número de telefone 281 510 754 ou de telemóvel 927 246 386.

Esta iniciativa é apoiada pela Administração Regional de Saúde do Algarve e pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento.

Comentários

pub