Algarve tem 98 praias com “Qualidade de Ouro”

O Algarve tem, este ano, 98 praias com “Qualidade de Ouro”, classificação dada pela Quercus com base na informação disponibilizada […]

O Algarve tem, este ano, 98 praias com “Qualidade de Ouro”, classificação dada pela Quercus com base na informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). 

À semelhança dos anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza identifica, de acordo com critérios estabelecidos pela própria Associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo “Qualidade de Ouro”, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para a época balnear de 2018, a Quercus identifica assim 390 praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal Continental – menos 6 do quem 2017 – num total de 640 praias. Das praias identificadas, 342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e 9 são de transição.

Em comparação com 2017, há menos 9 praias costeiras galardoadas, existem mais 3 praias interiores e igual número de transição.

O concelho com maior número de praias com “Qualidade de Ouro” é Albufeira com 22, seguido de Almada com 17, Vila Nova de Gaia com 16, Vila do Bispo com 13, e Torres Vedras com 12.

No total, o Algarve tem, então, 98 zonas balneares premiadas (22 em Albufeira, 8 em Aljezur, 3 em Castro Marim, 4 em Faro, 10 em Lagoa, 5 em Lagos, 10 em Loulé, 3 em Olhão, 8 em Portimão, 3 em Silves, 4 em Tavira, 13 em Vila do Bispo e 5 em Vila Real de Santo António).

Já o Alentejo tem 23 praias galardoadas: 10 em Grândola, 7 em Odemira e 6 em Sines.

Com esta iniciativa, o objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam «sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água».

Todos os Municípios nacionais, com praias galardoadas, poderão solicitar a impressão da respetiva bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”, através dos contatos gerais da Quercus.

Para ver a lista completa de praias galardoadas, clique aqui. 

 

Comentários

pub