«Um dos maiores fóruns de educação e formação do país» regressa a Albufeira a 9 de Maio

O OPTO, «um dos maiores fóruns de educação e formação do país», vai regressar ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, entre […]

O OPTO, «um dos maiores fóruns de educação e formação do país», vai regressar ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, entre 9 e 11 de Maio, com a presença de 60 expositores, entre entidades do ensino público e privado, politécnicos, universidades de todo o país, empresas e centros de formação.

O programa do OPTO encontra-se fechado e, segundo a Câmara de Albufeira, «já está tudo a postos para receber mais uma edição, a 6ª, do evento mais aguardado numa altura do ano em que os jovens se confrontam com a tarefa, nem sempre fácil, de decidir o seu futuro académico ou profissional».

Ao longo do evento, quem passar pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira, «vai ter acesso a informação atualizada sobre as diversas alternativas escolares e formativas disponíveis no sistema educativo nacional (ensino secundário, profissional e superior), experiências no estrangeiro, bem como a possibilidade de estabelecer um primeiro contacto com profissionais de diferentes áreas e organizações», explica a autarquia albufeirense.

O programa inclui a realização de workshops, conferências, apresentação de experiências, demonstrações culinárias (cozinha e pastelaria, doçaria regional, sobremesas saudáveis e batidos, lanches saudáveis e sumos detox, cocktails e crepes, degustação de produtos regionais, dieta mediterrânica, cozinha do Mundo) e um leque variado de propostas de animação no interior e exterior do recinto.

No palco instalado no interior do Pavilhão, a animação, protagonizada maioritariamente pelos alunos das escolas participantes, vai ser uma constante. Segundo a Câmara de Albufeira, «ao longo dos três dias estão programados vários momentos musicais, aulas de fitness, zumba e teatro, apresentação de filmes, entre outras manifestações culturais e artísticas».

Já no exterior do recinto, haverá uma parede de escala e rappel, demonstrações de skate, parkour, golfe ou percursos de orientação. No final das atividades mais ou menos radicais, a organização convida a participar numa “Experiência em Movimento”, no âmbito da atividade
OPTO Ciência e no tradicional Jogo da Glória.

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira volta a marcar presença no OPTO e vai ensinar as regras de prevenção rodoviária. O programa de atividades no exterior do Pavilhão inclui ainda a exibição de cavalos da Guarda Nacional Republicana e demonstrações cinotécnicas pela Polícia de Segurança Pública.

Para facilitar o transporte dos jovens, há descontos especiais para viagens de grupo nos comboios da CP, de e para Albufeira, em todas as linhas, e os autocarros urbanos GIRO são gratuitos em toda a cidade, bem como entre a Estação de Ferreiras e o Pavilhão Desportivo.

O certame pode ser visitado nos dias 9 e 10 de Maio, entre as 9h30 e as 17h30, e no último dia (11 de Maio), a partir das 9h30 até às 13h00.

O OPTO é uma organização conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE) e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e conta com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

Comentários

pub