Seis veículos elétricos já fazem parte da frota municipal de Albufeira

O Município de Albufeira já tem seis veículos elétricos em circulação, mas, até ao final do ano, quer abrir novo […]

O Município de Albufeira já tem seis veículos elétricos em circulação, mas, até ao final do ano, quer abrir novo procedimento destinado à aquisição de mais seis viaturas.

Os novos veículos, de cinco lugares, bateria de 30 kwh e autonomia real de 300 quilómetros, representam um investimento global na ordem dos 166 mil euros. A medida tem por objetivo promover uma mobilidade sustentável e com baixo impacte ambiental.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que a presente aquisição faz parte da «Estratégia de Mobilidade do Município que tem por objetivo substituir de forma gradual os veículos de combustão interna, mais antigos e poluentes, por veículos elétricos mais amigos do ambiente, com vista a promover uma mobilidade sustentável e com baixo impacte ambiental».

O edil destaca que, «sendo Albufeira um concelho iminentemente turístico, as preocupações ambientais estão na ordem do dia, pelo que é fundamental adotar medidas que contribuam para a utilização eficiente de energia, a redução de emissões poluentes e o ruído resultante da condução automóvel».

Em Maio de 2017, o Município assinou um protocolo de colaboração institucional com o Instituto do Turismo de Portugal, a MOBI.E,S.A. (entidade gestora da rede de mobilidade elétrica), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC) com vista à promoção da mobilidade elétrica e do turismo sustentável na região.

Com base no referido acordo, a autarquia comprometeu-se, juntamente com os restantes municípios da região, a implementar uma rede de carregamento de veículos elétricos e a criar mecanismos de diferenciação positiva para os cidadãos e visitantes, nomeadamente através de apoios e isenções temporárias de pagamento no carregamento e no estacionamento.

O abastecimento dos veículos elétricos é feito através de três postos fixos, cada um dos quais com três pontos de carregamento, colocados no Edifício dos Paços do Concelho e nas instalações municipais do Páteo e de Vale Pedras.

Além destes postos de carregamento para uso privativo da Câmara Municipal, prevê-se, para breve, a instalação de mais dois postos públicos, propriedade do Município, ligados à rede Mobi-e, destinados a todos os proprietários de veículos elétricos com cartão Mobi-e.

Estes postos vão ser instalados na Rua do Município, junto ao Parque de Estacionamento, e na Rua Manuel Bentes Júnior, junto ao Parque de Estacionamento P1.

No âmbito do protocolo institucional com o Turismo de Portugal, AMAL, Mobie e ARAC, irão ser instalados mais dois postos de carregamento. Numa primeira fase será instalado um posto na Alameda da Orada, junto à Marina de Albufeira, e posteriormente, em data ainda a definir, um outro na Rua Manuel Teixeira Gomes, na Corcovada.

Em ambas as situações, cada posto terá dois pontos de carregamento semirrápido a 22 kw, para dois veículos em simultâneo, com estacionamento grátis.

Os veículos têm um custo de energia reduzido, em média tensão, e um sistema que permite fazer a sua gestão através de uma aplicação de smartphone, que faz o controlo da energia, da localização por GPS e do ambiente.

Além destas vantagens, a medida permite também melhorar a eficiência da frota municipal, uma vez que os motores elétricos possuem o triplo da eficiência dos motores dos tradicionais veículos de combustão, prevendo-se uma poupança anual, que poderá ascender a uma média de 616 euros por veículo.

Comentários

pub