Ourique comemora “Abril na Primeira Pessoa”

A conferência “Abril na primeira pessoa”, com intervenções do general Manuel Monge e do militar de Abril Carlos Beato, realiza-se […]

A conferência “Abril na primeira pessoa”, com intervenções do general Manuel Monge e do militar de Abril Carlos Beato, realiza-se esta quinta-feira, 19 de Abril, às 14h30, na Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique. 

Esta iniciativa contará com a presença de alunos e docentes do Ensino Secundário de Ourique.

Durante a guerra colonial, o general Manuel Monge fez quatro comissões de serviço na África: duas em Angola e as duas últimas na Guiné. Foi um dos membros do Movimento dos Capitães e da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas – o MFA. Foi assessor da Casa Militar do Presidente da República e responsável pelo pelouro das relações com Macau. Também foi governador civil do Distrito de Beja entre 2005 e Julho de 2011. Atualmente é general na reserva.

Já Carlos Beato foi militar de Abril e comandou o 6º pelotão de atiradores da força da Escola Prática de Cavalaria no 25 de Abril, acompanhando de perto a liderança do capitão Salgueiro Maia.

Carlos Beato foi, mais tarde, presidente da Câmara Municipal de Grândola, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, do Conselho da Região Alentejo e do Polo Turístico do Litoral Alentejano. É administrador da associação mutualista Montepio e presidente da Residências Montepio – Serviços de Saúde desde 2013.

Neste contexto de realidades consolidadas, riscos e oportunidades, em que muitos portugueses viveram sempre em democracia e nunca estiveram sujeitos às limitações do Estado Novo, «importa aproveitar mais um aniversário da Revolução dos Cravos para falar de história e da ação libertadora dos Militares de Abril na preparação e na concretização do 25 de Abril de 1974», diz a Câmara de Ourique.

Comentários

pub