Obra de Aki Kaurismäki é o «Filme Francês do Mês» em Portimão

«Le Havre» (2011), do realizador Aki Kaurismäki, é a película que se segue no ciclo «Filme Francês do Mês», com […]

«Le Havre» (2011), do realizador Aki Kaurismäki, é a película que se segue no ciclo «Filme Francês do Mês», com exibição marcada para quinta-feira, dia 26 de Abril, às 21h30, no auditório do Museu de Portimão.

Falado em francês, apesar de realizado pela finlandês Aki Kaurismäki, e estreado no Festival de Cannes, onde foi aplaudido pelo público e pela crítica, “Le Havre” ganhou o Fipresci – Prémio da Crítica Internacional e o Prémio Louis Delluc, um dos mais prestigiantes galardões franceses. Foi ainda representante da Finlândia no Óscar para Melhor Filme Estrangeiro.

O seu tema é a imigração e…a humanidade ou o humanismo. Marcel Marx, um antigo escritor e conhecido boémio, retirou-se para um exílio voluntário na cidade portuária de Le Havre, onde se sente mais próximo das pessoas ao servi-las na nobre, mas pouco lucrativa, profissão de engraxador de sapatos.

Enterrou os sonhos de um interregno literário e vive feliz no triângulo formado pelo seu bar favorito, o seu trabalho e a sua mulher Arletty, quando o destino subitamente coloca no seu caminho um jovem refugiado africano, menor de idade.

Como Arletty adoece gravemente na mesma altura e fica de cama, Marcel terá mais uma vez de se erguer contra a fria barreira da indiferença humana com a única arma de que dispõe: o seu otimismo inato e a constante solidariedade dos vizinhos, mas contra ele tem a máquina cega do aparelho do Estado, aqui representada pelo cerco policial que pouco a pouco se vai fechando em volta do jovem refugiado. É tempo para Marcel polir os sapatos e arreganhar os dentes.

Este ciclo de cinema resulta do protocolo assinado entre o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão e a Alliance Française do Algarve.

Em Maio, no dia 30, será apresentado «L’Affaire SK1» (2013), realizado por Frédéric Tellier, um policial que tem como atores principais Raphaël Personnaz e Nathalie Baye.

A fechar esta primeira parte do ciclo, no dia 28 de Junho, será exibido um clássico do cinema francês e mundial: «La Grande Illusion», realizado em 1937, por Jean Renoir, e que tem como atores Jean Gabin, Dita Parlo e Erich Von Stroheim.

Todas as películas são exibidas às 21h30, no auditório do Museu de Portimão, sendo faladas em francês com legendas em português. A entrada é gratuita.

Comentários

pub