Lavandaria farense lança projeto para entregar roupa «lavadinha» a quem mais precisa

Doar roupa a Instituições Particulares de Solidariedade Social é uma prática comum de muitas famílias, mas nem sempre esta roupa […]

Doar roupa a Instituições Particulares de Solidariedade Social é uma prática comum de muitas famílias, mas nem sempre esta roupa chega a quem depois as recebe nas melhores condições. Por falta de tempo, ou de lembrança, a roupa é entregue sem ser lavada e as instituições não têm condições para prepará-la antes da entrega. É para resolver este problema que a lavandaria Blue, em Faro, criou o projeto “Roupa Amiga”.

Ricardo Mariano, CEO do grupo Timing, que detém a lavandaria Blue, e também coordenador do Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) de Faro, foi o mentor desta iniciativa que arrancou no passado dia 1 de Abril.

O empresário explicou ao Sul Informação que o projeto «permite fazer a ponte entre as pessoas que têm roupa para dar e as instituições que a recebem. Reparei no CASA, que a roupa, por vezes, não vem lavada, vem suja, mas depois não temos grandes condições para fazer a lavagem. O que a Blue vai fazer é receber a roupa gratuitamente e, nas horas mortas, vamos lavá-la para a entregar às instituições já lavadinha».

Ricardo Mariano

Quem quiser doar roupa, «em vez de a entregar à instituição, entrega à Blue que a lava e depois distribui. Qualquer instituição que queira candidatar-se a receber roupa lavadinha pode entrar em contacto connosco. Esta ação é para qualquer IPSS que queira recorrer a este serviço grátis».

Ricardo Mariano explica que «se a roupa é entregue suja e chega suja à instituição, também vai suja para quem a recebe. Assim, estamos a entregar roupa suja a quem queremos que refaça a vida. Estamos a dar o exemplo que vestir roupa suja é normal. Se estiver lavadinha, as pessoas vão valorizá-la mais».

Segundo o empresário, «a maior parte instituições não tem condições para tratar essas doações, não é má vontade». Já no caso da Blue, «se tenho uma lavandaria, que estamos a equipar “à grande”, porque não o haveríamos de fazer?».

A Blue, que abriu portas este ano, na Rua Teresa Ramalho Ortigão, em Faro, é a nova aposta do grupo Timing, que adquiriu uma lavandaria que «tinha a porta aberta há 18 anos, renovou-a e modernizou-a». Segundo o grupo, o objetivo para este ano passa por «consolidar o negócio» e, em 2019, «será certamente para expandir para novas geografias».

As IPSS que queiram candidatar-se a serem parceiras deste projeto, podem entrar em contacto com a lavandaria através do e-mail: [email protected].

Comentários

pub