Hermione, a “Fragata da Liberdade”, chega a Portimão já em Maio

Uma réplica da fragata “Hermione”, navio da classe Concorde, a bordo do qual o Marquês de Lafayette embarcou em direção […]

Uma réplica da fragata “Hermione”, navio da classe Concorde, a bordo do qual o Marquês de Lafayette embarcou em direção à América do Norte, em 1780, vai fazer escala em Portimão, nos dias 8, 9 e 10 de Maio. 

 

Integrada num evento público, esta é uma iniciativa organizada pela delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE) que se insere nos valores humanistas portugueses e franceses, sendo esta escala da Hermione «vista como uma ocasião perfeita para reforçar a francofonia que há tanto tempo une estas duas nações», segundo a organização.

Pela sua relevância, foram convidados para a receção da Hermione a Presidência da República Portuguesa, a Marinha Portuguesa e Francesa, as Embaixadas Francesas e dos Estados Unidos da América entre outras instituições governamentais.

Com o apoio do município de Portimão e dos municípios de Lagoa, Faro, Loulé, Olhão, Silves, Lagos, entre outros, «encontram-se reunidas todas as condições para um evento memorável», diz a organização.

Ao longo destes três dias haverá um programa dedicado com espetáculos de música e animação, jantares temáticos a bordo, exposições e conferências, com entrada livre.

A escala em Portimão insere-se no cruzeiro “Voyage Hermione 2018 – Libres ensemble de l’Atlantique à la Méditerranée” de quatro meses e meio que teve inicio em Fevereiro passado em La Rochelle (França) e inclui paragens em Tânger (Marrocos), Barcelona (Espanha), Sète (França), Toulon (França), Marselha (França), Port Vendres (França), Bastia (França), Portimão (Portugal), Pasaia (Espanha), terminando a 16 de Junho, em Bordéus (França).

 

A UFE – Union des Français de l’Étranger é a mais importante associação mundial de franceses no estrangeiro. Está presente em 150 países através de 170 representações de direito local e reconhecida como de utilidade pública. Festeja este ano 90 anos.

As finalidades da associação são o acolhimento, a convivialidade, a solidariedade e a difusão do esplendor da França no estrangeiro.

Já a “Hermione” é um navio de guerra francês do século XVIII, a bordo do qual o Marquês La Fayette embarcou para ir em socorro dos americanos no seu combate pela liberdade contra a Inglaterra.

Seguiu-se uma forte expedição francesa graças à qual os Estados Unidos da América foram criados.

O navio foi reconstruído em 2015, de acordo com a traça original. É o único navio navegando presentemente no mundo, inteiramente em madeira, utilizando materiais naturais. Possui três mastros, tem 65 metros de comprimento, 45 de altura, tem 1150 toneladas e 17 velas de linho, com uma superfície de 2200 metros quadrados, além de 25 quilómetros de cordame.

Foram necessários 17 anos para concluir esta construção e para encontrar os fundos indispensáveis.

Comentários

pub