Fotografia de Sónia Corvo mostra «um diário nas salinas» na Tertúlia Algarvia

«Foto-imagens de um diário nas salinas» é o titulo da exposição de fotografia de Sónia Corvo, que abre no dia […]

«Foto-imagens de um diário nas salinas» é o titulo da exposição de fotografia de Sónia Corvo, que abre no dia 19 de Abril, às 18h30, no restaurante Tertúlia Algarvia, na Vila-Adentro de Faro.

Trata-se do capítulo III do ciclo de exposições «The sardine photo experience», que têm a sardinha como objeto de atenção e abordam temas como a pesca da sardinha no Algarve, a indústria conserveira, as sardinhadas e as procissões marítimas dos pescadores.

Cada tema específico é fotografado autonomamente por diversos fotógrafos, tendo em vista obter distintos olhares sobre o mesmo assunto. As mostras têm sempre lugar na Tertúlia Algarvia.

Sónia Corvo, cuja exposição ficará patente até 31 de Maio, explica que «o retornar às origens algarvias levou-me a desenvolver um projeto artístico que funde fotografia, pintura e desenho. Tal fusão e a atitude de criar um diário temporal das metamorfoses das Salinas de Tavira, no Sotavento Algarvio, reflete no meu trabalho a procura de formas e transformações da paisagem envolvente».

«A escolha da fotografia instantânea como suporte para o registo pessoal, abstrato e emotivo, para chegar a outras expressões artísticas, requereu uma observação metódica que se foi alterando com a passagem do tempo», acrescenta a autora.

«O laço entre os homens da terra, simbolicamente representado pelo sal segundo o Evangelho de Mateus (5, 13), foi o meu ponto de partida. Neste trabalho, pessoal e um tanto carregado de memórias, tentei criar a ‘ponte’ entre o antes e depois do meu regresso a Tavira», explicou ainda Sónia Corvo.

«The sardine photo experience» é um projeto documental e coletivo, promovido pelos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) e coordenado por Nuno de Santos Loureiro.

Sónia Corvo nasceu em Tavira, em 1972. Tem formação superior em Engenharia Alimentar, frequência de Nutrição e Ciências Biomédicas.

Entre 2012 e 2018, Sónia aprofunda os seus conhecimentos em História de Arte, Desenho, Estética e Atelier Experimental na Sociedade Nacional de Belas Artes. Expõe regularmente desde 2011.

Comentários

pub