ETAR de Faro/Olhão vai ser inaugurada em Outubro

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Faro/Olhão, que está em fase adiantada de construção, vai ser […]

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Faro/Olhão, que está em fase adiantada de construção, vai ser inaugurada em Outubro próximo, anunciou hoje, em Portimão, o ministro do Ambiente.

O ministro João Pedro Matos Fernandes aproveitou a cerimónia de inauguração da ETAR da Companheira, em Portimão, para perguntar ao presidente da empresa Águas do Algarve, responsável por ambos os investimentos, qual seria a data prevista para a entrada em funcionamento da estrutura que há-de tratar os esgotos de Faro, Olhão e São Brás de Alportel.

Joaquim Peres avançou com uma data possível: «23 de Setembro». Mas o governante, em tom bem disposto, preferiu adiar a cerimónia: «não acaba o mês de Outubro sem vir inaugurar a ETAR de Faro/Olhão».

Esta infraestrutura vai custar 16,6 milhões de euros, sendo o maior investimento na área do saneamento alguma vez feito no Algarve e um dos maiores em curso no país.

A nova ETAR, localizada junto à Ria Formosa, vai servir 113 200 habitantes-equivalentes dos concelhos de Faro, Olhão e São Brás de Alportel.

Em Maio do ano passado, Joaquim Peres tinha adiantado a data de 24 de Junho como possível para a inauguração da infraestrutura. Mas, pelos vistos, só em Outubro isso ocorrerá.

Comentários

pub