Chuva de estrelas originada por poeiras do cometa Halley e Júpiter no seu máximo marcam céu de Maio

No início do mês, iremos assistir à passagem do planeta Vénus junto a Aldebarã, o olho da constelação do Touro. […]

Céu a sul pelas 5 horas da madrugada de dia 5, com alguns objetos de interesse. Também é visível a posição da Lua nas madrugadas de dias 1, 6 e 8 e o radiante da chuva de meteoros Eta-Aquáridas.

No início do mês, iremos assistir à passagem do planeta Vénus junto a Aldebarã, o olho da constelação do Touro. A maior aproximação entre estes dois astros dar-se-á no dia 2.

À medida que o mês for avançando, notaremos como o Sol se vai aproximando aos poucos da constelação do Touro, chegando a ela pelo meio do mês.

Pouco antes da 1 hora da madrugada de dia 5, a Lua irá nascer ao lado de Saturno. Este evento sinaliza o pico de atividade da chuva de estrelas Eta-Aquáridas, pequenas rochas e poeiras originárias do cometa Halley, as quais parecem irradiar de uma parte do céu na vizinhança da estrela Eta da constelação do Aquário (Eta Aquarii), daí o nome desta chuva de meteoros.

Infelizmente o brilho da Lua irá dificultar a observação dos meteoros menos intensos, sendo contar no máximo com uma dezena de meteoros por hora.

Ao final da madrugada de dia 6, véspera do quarto minguante, a Lua situar-se-á a cerca de 3 graus acima do planeta Marte.

A seu turno, pela 1 hora da madrugada de dia 9, Júpiter encontrar-se-á em oposição ao Sol, isto é, na direção diametralmente oposta à do nosso astro-rei.

Tal corresponde à altura do ano em que este planeta está mais próximo de nós, aparecendo algo maior do que de costume, apresentando a sua superfície voltada para nós completamente iluminada e tendo um brilho maior do que é habitual. Trata-se então da melhor altura do ano para observá-lo.

Quem tiver um par de binóculos, pode também apreciar as principais luas de Júpiter, observando como estas se vão movendo ao seu redor.

Céu a sudoeste ao anoitecer de dia 17. Igualmente é visível a posição do planeta Vénus na noite de dia 2 e da Lua nas noites de dia 21 e 25.

No dia 13, a Lua será vista junto a Mercúrio. Este planeta apresentar-se-á como estrela da manhã até bem perto do final do mês, altura em que deixará de ser observado por se encontrar numa direção demasiado próxima da do Sol.

A meio do dia 15, terá lugar a Lua Nova. Tal significa que o meio deste mês será uma boa ocasião para observarmos objetos que requeiram um céu muito escuro, como os aglomerados estelares M5 e Colmeia (M44), recorrendo à ajuda de binóculos ou um pequeno telescópio.

Dia 17, a Lua já terá chegado até à vizinhança de Vénus, planeta que por estes dias já estará a meio caminho entre as constelações do Touro e dos Gémeos.

Aquando do quarto crescente, na madrugada de dia 22, a Lua situar-se-á ao pé de Régulo, o coração da constelação do Leão.

Na noite de dia 27, a Lua passará ao lado de Júpiter, planeta que por estes dias se situa na constelação da Balança.

Dois dias depois, terá lugar a Lua Cheia, marcando o final de mais um mês de efemérides astronómicas.

Boas observações!

 

Autor: Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC e OGAUC)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub