Arraial e apresentação de projeto para o Pontal da Carrapateira assinalam 10 anos do Museu do Mar e da Terra

O Museu do Mar e da Terra da Carrapateira, no concelho de Aljezur, vai comemorar o seu 10º aniversário, no […]

O Museu do Mar e da Terra da Carrapateira, no concelho de Aljezur, vai comemorar o seu 10º aniversário, no dia 1 de Maio, com várias iniciativas que incluem a apresentação do projeto de interpretação do Pontal da Carrapateira e um arraial algarvio.

Segundo a Câmara de Aljezur, este dia promove «uma viagem ao encontro da memória dos homens e mulheres, agricultores e mariscadores que aqui nasceram».

As comemorações têm início às 15h00, com uma intervenção do presidente da Câmara de Aljezur, seguindo-se a apresentação do projeto de interpretação do Pontal da Carrapateira, «que visa reforçar, com uma nova abordagem, o conceito de museu vivo, realçando a perceção de que o Pontal da Carrapateira, por entre escarpas e falésias, em pleno parque Natural do Sudoestes Alentejano e Costa Vicentina, além de um território rico em flora, fauna e um valioso ecossistema marinho, é de facto um espaço único, que há muitos séculos seduz e atrai todos aqueles que o visitam».

Segue-se «uma viagem cultural e recreativa ao “Rolhar o maio” que consiste na degustação dos chamados “bolos de alforge” e “esquecidos”, acompanhados por um copinho de aguardente, ao som do típico arraial algarvio, num convívio aberto a todos, até cerca das 19h00».

Localizado na aldeia da Carrapateira, este museu «apresenta a problemática da inserção das atividades tradicionais no devir das comunidades locais», explica a autarquia aljezurense.

«Feito pelas “Gentes de terra e de mar”, intimamente envolvido nos processos de definição do seu futuro, apostando no alargamento dos seus espaços territoriais, nos desafios ambientais e na evolução das suas mentalidades, este museu foi concebido e realizado pela autarquia, conjuntamente com a população, investigadores, museólogos e profissionais, desejosos de pôr a museologia contemporânea ao serviço da promoção de uma região», conclui a Câmara de Aljezur.

Comentários

pub