Antes de se fazer ao caminho, Festival de Caminhadas do Ameixial debate o Turismo de Natureza

Um workshop técnico gratuito direcionado a profissionais da hotelaria e a conferência “Comunicar Destinos de Natureza” vão dar o pontapé […]

Um workshop técnico gratuito direcionado a profissionais da hotelaria e a conferência “Comunicar Destinos de Natureza” vão dar o pontapé de saída para mais uma edição do Walking Festival – Festival de Caminhadas do Ameixial na sexta-feira, dia 27 de Abril. As duas iniciativas acontecem um dia antes da pequena aldeia do interior de Loulé que dá nome ao festival se encher de caminhantes, para dois dias repletos de iniciativas.

Na sexta-feira de manhã, profissionais do ramo da hotelaria que estejam interessados em especializar os seus alojamentos para receber caminhantes poderão participar no workshop que decorrerá no Edifício Atlético, em Loulé, às 10h00.

Como atrair hóspedes do segmento de caminhadas? Ou quais as comodidades e serviços que os alojamentos devem oferecer? São alguns dos tópicos que serão abordados. A sessão de trabalho será conduzida por Gonçal Portabella do Patronat de Turisme de la Diputacio de Lleida da Catalunha.

O formador é o consultor especializado em Turismo de Caminhadas e tem coordenado projectos em torno da promoção das caminhadas e do cicloturismo nos Piréneus, nomeadamente na área da formação especializada para alojamentos, estruturação, promoção e internacionalização da oferta, entre outras ações. Colabora com o Instituto para o Desenvolvimento e Promoção do Alto Pireneu e Iran (IDAPA), como membro da Mesa de Caminos de los Pirineus, organização que coordena diversas iniciativas para impulsionar as caminhadas na região, incluindo festivais de caminhadas, workshops, entre outras.

Às 15h00, o salão nobre da Junta de Freguesia do Ameixial acolhe a conferência “Comunicar Destinos de Natureza”, um encontro que visa «proporcionar um momento de partilha de experiências em torno da promoção de destinos de Turismo de Natureza, em particular, de territórios do interior», segundo a Cooperativa QRER, que organiza o Festival de Caminhadas do Ameixial.

Nesta sessão, destaque para a presença dos dois oradores vindos da Catalunha, Gonçal Portabella e Arcadi Castillo, em representação do Patronat de Turisme de la Diputacio de Lleida e da IDAPA. Além de falarem do trabalho que está ser desenvolvido na zona dos Pirinéus para promover o turismo de caminhadas, os convidados catalães vão falar sobre o projeto público de desenvolvimento do interior em que estão envolvidos, que passa não só pelo setor turístico apoiado na natureza e nas caminhadas, mas também nos produtos e atividades locais.

Também presente estará Gonçalo Lima, da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, que irá falar sobre o Walking Weekend que se realiza neste concelho da zona Centro do país. Esta apresentação acontece no âmbito da iniciativa promovida pelo WFA – Festivais Solidários.

Filipe Macedo, do Turismo dos Açores, que vai falar sobre a marca Açores, e Filipe Silva, do Turismo de Portugal, que falará sobre o projeto Portugal Trails, completam o painel de oradores.

Comentários

pub