Alcoutim homenageou ex-combatentes e alcoutenejos que morreram na guerra

A Câmara de Alcoutim voltou a prestar homenagem aos ex-combatentes e aos filhos da terra que morreram em diferentes conflitos […]

A Câmara de Alcoutim voltou a prestar homenagem aos ex-combatentes e aos filhos da terra que morreram em diferentes conflitos numa cerimónia que teve lugar esta segunda-feira, dia 9 de Abril, na Praça da República, junto ao Monumento aos Combatentes.

A iniciativa serviu para assinalar o Dia do Combatente, mas também o 100º aniversário da Batalha de La-Lys, da I Guerra Mundial, onde perderam a vida centenas de soldados portugueses.

«Esta data foi a escolhida por este Município para prestar homenagem, junto a este monumento, a todos os alcoutenejos que se bateram nos campos de batalha dos diversos conflitos bélicos em que participaram, na defesa da sua Pátria e em prol da liberdade», segundo a Câmara de Alcoutim.

Na I Guerra Mundial morreram «cinco alcoutenejos, dois dos quais tombaram na batalha de La Lys», nomeadamente Manuel Custódio (natural da freguesia de Alcoutim) e Manuel Henriques (natural da freguesia de Martim Longo).

O monumento junto ao qual decorreu a cerimónia, inaugurado há um ano, «perpetua os nomes os militares que perderam a vida na Guerra Colonial» e pretende «simbolizar o sacrifício dos alcoutenejos que serviram o seu País em tempo de guerra, levantando a memória de todos os que caíram e deram a vida por Portugal».

Esta homenagem contou com intervenções do Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes, do Tenente-coronel Marques Pereira, presidente do núcleo de Vila Real de Santo António desta associação e presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves «seguida da deposição de uma coroa de flores junto ao monumento de homenagem aos combatentes e realização de um minuto de silêncio».

Comentários

pub