Alcalar volta a viajar até à Pré-História no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os Monumentos Megalíticos de Alcalar voltam a convidar para mais uma viagem no tempo, até à Pré-História, no 21 de […]

Os Monumentos Megalíticos de Alcalar voltam a convidar para mais uma viagem no tempo, até à Pré-História, no 21 de Abril, entre as 10 e as 19h00. Será uma nova recriação pré-histórica, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A entrada é livre.

Nesta data, os participantes poderão já visitar o “novo” monumento megalítico, Alcalar 9, o túmulo pré-histórico que foi alvo de reabilitação, tal como o Sul Informação deu conta em reportagem recente. Os trabalhos de reabilitação desta mamoa vão ser apresentados ao público pela primeira vez já na tarde do próximo sábado, dia 14.

Conhecer o quotidiano das populações pré-históricas que habitaram nesta zona do interior do concelho de Portimão, há 5000 anos, é o objetivo da iniciativa, que conta com ateliês das atividades de caça, olaria, tecelagem, fabrico de ferramentas ou de instrumentos agrícolas e adornos, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, transporte de grandes monolíticos (pedras) e moagem.

Este ano haverá também uma oficina de gravura, com base nos padrões gráficos das placas de xisto descobertas em sepulturas pré-históricas na zona de Alcalar, bem como um novo ateliê exemplificando processos de fundição do cobre.

A arqueologia experimental volta a marcar a oferta desta iniciativa, com propostas que permitirão aos visitantes participar na preparação dos alimentos e sua confeção, na fogueira. Carne, berbigão, amêijoa e peixe fazem parte da ementa que os mais curiosos poderão provar.

Sem fósforos nem facas, a equipa, especializada neste tipo de experimentação, vai fazer o fogo e preparar os alimentos utilizando os instrumentos de pedra, como se recuássemos 5000 anos.

O visitante ficará ainda a conhecer as práticas do talhe de líticos (pedras) e outros materiais que seriam usadas no fabrico das ferramentas, machados, pontas de setas, enxós e flechas, entre outros.

Mas o dia na Pré-História contará também com música. Às 18h00, a Orquestra de Percussão da Academia, dirigida por Vasco Ramalho e formada apenas por jovens oriundos de países terceiros à União Europeia (africanos e brasileiros), vai dar um espetáculo, a fechar esta jornada intensa de viagem no tempo.

O programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios conta com apoio financeiro proveniente da candidatura realizada pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP) ao Programa DiVaM da Direção Regional da Cultura do Algarve e com a ajuda de um grupo de voluntários que costumam colaborar com a equipa do museu e contribuem para dinamizar as atividades.

O Dia na Pré-História é organizado pelo Museu de Portimão e pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com o Município de Monchique e as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande e o GAMP.

Comentários

pub