Vem aí nova tempestade, mas ainda não tem nome

Vem aí uma nova tempestade, mas ainda não tem nome. Se o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) […]

Foto: Depositphotos

Vem aí uma nova tempestade, mas ainda não tem nome. Se o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) considerar que a previsível dimensão desta nova depressão, sobretudo se emitir aviso laranja para o vento, justificam que seja nomeada, então será a Depressão Hugo. Mas, para já, continua por batizar.

A nova depressão vinda de Noroeste chegará ao Continente este sábado, prevendo-se que afete sobretudo as zonas da Grande Lisboa-Setúbal e Alentejo e Algarve, em especial durante a tarde e a noite de amanhã, sábado.

O site Meteofontes salienta que «a sua localização mais a sul e o choque entre temperaturas mais frias mais a norte e o ar mais húmido e quente no quadrante sul da depressão, poderão originar uma frente mais ativa e com precipitação significativa», trazendo chuva forte e persistente, bem como vento forte, com rajadas a rondar os 80/90km/h. O Sul do país será a zona mais afetada, em especial Setúbal e Lisboa, mas também o Alentejo e Algarve.

No mar, a ondulação ficará forte, com ondas de sueste a subir para os 5 a 6 metros na costa sul, sobretudo no Barlavento. Na costa ocidental, há aviso laranja, com uma previsão de ondas com 4 a 5 metros.

No domingo, o dia já deverá apresentar-se com menos nuvens e possibilidade de aguaceiros, mas sendo já menos frequentes e intensos, com períodos de boas abertas, continuando com vento moderado a forte de noroeste. As temperaturas mínimas poderão descer um pouco, principalmente no Norte.

Para a próxima semana, ainda segundo o Meteofontes, as perspetivas, para já, apontam para uma segunda-feira ainda com alguma chuva», mas depois haverá «pelo menos uns três dias com sol, mais frio e sem chuva».

Comentários

pub