Universidade do Algarve está no Brasil a participar na maior feira internacional de educação

A Universidade do Algarve (UAlg) está a participar na maior feira internacional de educação no Brasil, o Salão do Estudante […]

A Universidade do Algarve (UAlg) está a participar na maior feira internacional de educação no Brasil, o Salão do Estudante do 1º semestre de 2018, que decorre em oito cidades brasileiras, de 1 a 21 de Março.

Este ano, Portugal é o país de honra deste evento que, além de São Paulo, passará pelas principais cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Florianópolis.

O Salão do Estudante foi inaugurado no passado dia 2 de Março, em pleno coração de S. Paulo, e contou com a presença de Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A UAlg apresenta-se nesta feira com um stand próprio, contando com a presença de dois representantes da UAlg e fazendo-se acompanhar por vários “Embaixadores”, ex-alunos brasileiros da Universidade do Algarve, que contam, em primeira mão, como é “Estudar Onde É Bom Viver”: o slogan da UAlg.

No contacto com os futuros alunos e respetivas famílias é possível promover a oferta formativa da UAlg a todos os níveis, licenciaturas, mestrados e doutoramentos, além de abordar temas como os custos de vida, a duração dos cursos e formas de acesso.

Para Marleni Azevedo, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, «este contacto é importantíssimo, uma vez que permite demonstrar a qualidade dos nossos cursos em todas as áreas de formação, o ambiente internacional que se respira nos diferentes campi e, ao mesmo tempo, o Algarve como um todo: isto é, como um destino único, cheio de oportunidades e que, cada vez mais, é procurado pelos brasileiros».

Já Vanessa Paiva, aluna na Universidade São Francisco, no Brasil, também participou nesta iniciativa, contando a sua experiência.

«No primeiro semestre de 2017 fiz um intercâmbio na Universidade do Algarve. Tive a oportunidade de crescer como pessoa, como estudante, como profissional e tive a honra de fazer amigos para sempre. Participei neste evento, dando a conhecer esta profunda experiência de vida, que hoje é o meu maior orgulho e a minha maior saudade».

Como a UAlg aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) brasileiro, Thomas Ishi ingressou na Academia algarvia ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional, em 2015, no curso de licenciatura em Gestão de Empresas.

Agora, encontra-se na Universidade de São Paulo (USP) a fazer intercâmbio no âmbito do protocolo de cooperação que existe entre a UAlg e a USP.

«Foi com muito prazer que aceitei o convite para ser um dos embaixadores da UAlg. Será sempre uma honra poder representar uma instituição que acolhe tão bem seus alunos internacionais. A oportunidade de compartilharmos a nossa experiência na UAlg com possíveis futuros alunos desta renomada Universidade, permite-nos, de certa forma, reviver muitas boas lembranças que tenho certeza que são comuns a todos aqueles que escolhem estudar onde é bom viver», refere.

Neste périplo pelo Brasil, a UAlg teve ainda a oportunidade de visitar três colégios em S. Paulo – o colégio Marista Arquidiocesano, o colégio São Luís e o colégio Dante Alighieri.

«Este contacto direto com o público mais jovem, que ainda se está a formar, mas que brevemente irá ingressar no ensino superior, permitirá dar a conhecer Portugal, apresentando a UAlg como uma excelente opção de escolha», diz a academia.

A participação da UAlg insere-se no projeto “Algarve is Our Campus – Study and Research in Algarve”, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da região, através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.

 

Comentários

pub