«Única meia maratona noturna» do país disputa-se em Faro entre a Praia e o Jardim

É a «única meia maratona noturna do país» e, apesar de ir apenas para a sua segunda edição, já é […]

É a «única meia maratona noturna do país» e, apesar de ir apenas para a sua segunda edição, já é uma das provas «mais concorridas» a Sul do Tejo. A Meia Maratona H20 sai para a estrada este sábado, 24 de Março, quando forem 18h15, e vai ligar a praia de Faro ao Jardim Manuel Bivar, na capital do Algarve, num total de 21 quilómetros. 

Para esta edição, há uma grande novidade: o facto de a prova, que foi apresentada ao público esta quinta-feira, 22 de Março, estar homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo, constando do calendário nacional de meias maratonas.

No futuro, o objetivo passa por colocar a prova no calendário internacional, se possível já na 3ª edição, revelou Jorge Santos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, na apresentação da “H20”.

Por enquanto, certo é que este ano, além da meia maratona, haverá um percurso mais curto, de 10 quilómetros, como é costume neste tipo de provas.

Em ambas, a partida será na Praia de Faro, passando o percurso pelo Vale das Almas, Universidade do Algarve, Fórum Algarve, Teatro das Figuras, Sé de Faro e Jardim Manuel Bivar. Aqui, terminará a mini maratona, enquanto a meia maratona continuará em direção ao Mercado Municipal, Biblioteca, Tribunal, terminando também no Jardim Manuel Bivar.

A escolha deste traçado teve como objetivo aproveitar a «riqueza» das caraterísticas do concelho, disse Paulo Gouveia da Costa, presidente do Conselho de Administração da Fagar, uma das organizadoras da prova, em conjunto com a Câmara de Faro e a Associação de Atletismo do Algarve.

«Temos um concelho encostado à Ria Formosa e o facto de esta ser uma prova de natureza ambiental fez com que fizéssemos o desenho da prova com partida na Praia de Faro, beneficiando de todo o seu esplendor na hora do pôr do sol», explicou, na apresentação da prova. Além disso, a meia maratona passa ainda por uma «zona de campo» e outra «urbana».

Em termos de participantes, as inscrições já estão fechadas e há um recorde: 684, contra os 500 da 1ª edição. A prova é apadrinhada por Rosa Mota, campeã olímpica, Ana Dias, também ela atleta olímpica e farense, e Ezequiel Canário, o lendário campeão de corta-mato, que também chegou a participar nos Jogos Olímpicos.

Quanto à preocupação ambiental, que está igualmente na base da prova, manifesta-se, por exemplo, na eliminação do plástico, com utilização de copos para beber água, nos postos de abastecimento, que serão seis no total. Foram, também, melhoradas zonas do percurso em termos de iluminação e sinalização e o recinto da meta está maior, incluindo atividades para os mais novos.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, enalteceu o «grande êxito» que a prova teve no ano passado, quando se estreou, assim como o «muito trabalho de preparação» para a nova edição.

E nem mesmo a previsão de aguaceiros fracos para este sábado belisca a expetativa de sucesso do edil. «Nenhum atleta vai deixar de correr devido a algumas pingas», disse, entre risos.

O que haverá, e isso é certo, são constrangimentos ao trânsito. Ainda assim, garantiu Paulo Gouveia da Costa, «organizámos muito bem o percurso, atempadamente, e já estamos a divulgar percursos alternativos para que a população residente se adapte».

«É uma prova que traz notoriedade e reboliço à atividade económica. Se se faz meias maratonas em Boston e Paris, também havemos de conseguir fazer uma aqui, que seja bem acolhida pela população, como tem sido», concluiu.

 

Fotos: Fabiana Saboya | Sul Informação

 

 

Comentários

pub