Tertúlia Farense debate a Praia de Faro e a gestão do litoral ajudada pelo especialista Alveirinho Dias

João Alveirinho Dias, um dos maiores especialistas portugueses em dinâmica e gestão costeira, vai ajudar a Tertúlia Farense a debater […]

João Alveirinho Dias, um dos maiores especialistas portugueses em dinâmica e gestão costeira, vai ajudar a Tertúlia Farense a debater o tema “Praia de Faro, gestão do litoral e cidadania” na quinta-feira, dia 22 de Março, às 21h30, no restaurante José dos Matos, na Avenida Poente da Ilha de Faro.

Esta reflexão é feita no mesmo mês em que a região foi atingida por diversas intempéries, que levaram muita areia nas praias e reacenderam a discussão sobre o risco para as edificações existentes na linha de costa.

Na Praia de Faro, o vento  e a forte agitação marítima causaram galgamentos da duna primária pelo mar e chegaram a obrigar ao condicionamento da circulação automóvel. Houve, inclusive, uma onda que invadiu um quarto de uma guesthouse, destruindo as vidraças.

O presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, que estimou que os estragos se aproximassem dos 500 mil euros, pediu uma  «uma intervenção pensada para o futuro» na Praia de Faro. Uma das soluções para dar «uma maior sustentabilidade àquele cordão dunar» poderia passar pela criação de esporões, ideia que foi colocada de lado pelo ministro do Ambiente, numa visita à região, na semana passada.

Na sua intervenção, João Alveirinho Dias procurará lançar luz científica sobre as muitas questões que envolvem a Praia de Faro, as ilhas-barreiras e o seu futuro.

Esta não é a primeira vez que o professor e investigador da Universidade do Algarve é convidado pela Tertúlia Farense como orador. Em 2008, já tinha estado numa reunião do grupo informal de cidadãos de Faro para falar sobre o tema “Ria Formosa – A exploração de recursos e riscos costeiros”.

Como é hábito, antes da apresentação do convidado e do debate, há jantar.

Comentários

pub