Temporal arrasa bar Nosolo Aqua e causa muitos estragos na Praia da Rocha [com fotos]

O bar Nosolo Aqua da Praia da Rocha foi arrasado pela força do mar. A forte ondulação, aliada à maré […]

Foto: Cláudia Santos

O bar Nosolo Aqua da Praia da Rocha foi arrasado pela força do mar. A forte ondulação, aliada à maré cheia, está a causar muitos estragos na frente de mar de Portimão e obrigou à intervenção das forças de Proteção Civil.

Como verificou a repórter do Sul Informação no local, já pouco resta de uma das estruturas que compunham o Nosolo, como se pode ver nas fotos. O mar está, de resto, a castigar fortemente esta zona balnear do concelho de Portimão.

Na Marina, o mar invadiu a estrada e inundou estruturas. Já estão máquinas na zona a remover entulho.

Ainda assim, revelou ao Sul Informação o capitão do Porto de Portimão Santos Arrabaça, além dos danos no Nosolo e da inundação de estradas na Marina de Portimão, que obrigaram ao corte de trânsito, os danos não têm sido de grande monta, noutros locais. Também «não há vítimas a lamentar».

«Temos vindo a registar pequenos danos em arrecadações [dos apoios de praia], nomeadamente em Albufeira. Na Praia da Rocha, apesar da água ter chegado muito acima, as arrecadações estão-se a aguentar», revelou.

 

 

Estes estragos aconteceram, segundo apurou o nosso jornal,  nas praias de Alvor e da Meia Praia. Em Ferragudo, houve inundações na maré cheia na baixa da vila, sobretudo durante a madrugada, mas, segundo Santos Arrabaça, esta tarde a situação não era tão preocupante como foi horas antes. Em Armação de Pera, o mar está a bater nas arribas e casas nas zonas da Fortaleza e do Chalé.

Também o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro não tem registo de quaisquer vítimas. Já os danos materiais, ainda estão a ser apurados.

As barras do Algarve estão todas fechadas, exceto a de Portimão, embora apenas possa ser utilizada por embarcações com mais de 35 metros de comprimento. Os barcos de pesca e de recreio não saíram para o mar.

Nos pontos altos com vista para o mar, nomeadamente junto ao Molhe de Ferragudo, na Fortaleza de Santa Catarina (Praia da Rocha) ou no promontório da Nossa Senhora da Encarnação, em Carvoeiro, há muitas pessoas a ver o temporal no mar. Em alguns casos, apesar dos avisos de perigo e dos fortes golpes de vento, como acontece junto ao molhe de Ferragudo, as pessoas arriscam-se a seguir à beira da arriba, como se pode ver nas fotografias abaixo.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação e Cláudia Santos

Comentários

pub