Oito municípios algarvios aderem à “Hora do Planeta” e desligam luzes por uma hora

Faro, Portimão, Loulé, Olhão, Lagos, Albufeira, Silves e Lagoa vão aderir à “Hora do Planeta”. No dia 24 de Março, […]

Faro, Portimão, Loulé, Olhão, Lagos, Albufeira, Silves e Lagoa vão aderir à “Hora do Planeta”. No dia 24 de Março, das 20h30 às 21h30, edifícios públicos dos concelhos vão ter as luzes desligadas, num ato de preocupação ambiental. 

Em Loulé, por exemplo, irão ficar às escuras os seguintes edifícios: Paços do Concelho, Edifício Engº Duarte Pacheco (Assembleia Municipal), Monumento ao Eng.º Duarte Pacheco, Mercado Municipal de Loulé, Cine-Teatro Louletano, Muralha do Castelo de Loulé, Junta de Freguesia de S. Sebastião, Junta de Freguesia de S. Clemente, Centro Autárquico de Quarteira e Junta de Freguesia de Quarteira, Junta de Freguesia de Salir, edifícios da União de Freguesias em Querença, Tôr e Benafim e Junta de Freguesia de Boliqueime.

Já em Silves, as luzes dos Paços do Concelho, do Castelo e da Sé vão estar desligadas. Nos restantes concelhos, também já se sabe que vão participar mas não são conhecidos os edifícios que vão ter as luzes desligadas.

Quanto a Lagoa, as luzes do edifício dos Paços do Concelho, o Forte de Nossa Senhora da Encarnação, o Passadiço de Carvoeiro, o Centro de Congressos do Arade e os Depósitos elevados de Estômbar, Lagoa, Sesmarias e Porches, bem como algumas unidades hoteleiras e juntas de freguesia, vão ter as luzes desligadas. 

Em Albufeira, entre as 20h30 e as 21h30, a Câmara Municipal de Albufeira irá desligar todas as luzes (interiores e exteriores) do edifício dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal Lídia Jorge, Galeria Municipal João Bailote, Igreja Matriz e Igreja de Sant`Ana, ao mesmo tempo que convida a população a associar-se à iniciativa, desligando a iluminação nas suas residências.

Além do desligar das luzes, a autarquia irá promover em meios próprios à sua disposição (site, facebook e ecrãs
LCD, existentes em diversos equipamentos municipais) a divulgação do vídeo “A Energia e as Alterações Climáticas”,
realizado, no ano letivo 2016/2017, pela turma de 9º ano, da Escola EB 2,3 Profa Diamantina Negrão, no âmbito do
projeto com o mesmo nome, desenvolvido pelo Município em parceria com as Escolas do 3o Ciclo e Ensino
Secundário, a Agência Regional de Energia e Ambiente (AREAL) e a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares.

Odemira, no Alentejo, também vai desligar a iluminação no edifício dos Paços do Município, no edifício da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural, no Moinho de Vento, na Praça Sousa Prado, bem como a iluminação cénica na parte inferior do tabuleiro da Ponte Rodoviária sobre o Rio Mira. Será também desligada a iluminação no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes.

A “Hora do Planeta” é uma iniciativa global ambiental do World Wild Fund for Nature (WWF), fundado em 1961, que convida indivíduos, empresas, governos e comunidades a desligarem a luz durante uma hora.

Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas, a “Hora do Planeta” tem crescido a partir de um evento simbólico numa única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente.

A “Hora do Planeta” em 2017, por exemplo, chegou a 180 países e territórios, a mais de 9000 cidades e vilas. Em Portugal, 140 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos e o Cristo Rei, em Lisboa. Em 2018, a “Hora do Planeta” pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas.

 

Todos os cidadãos são convidados também a participar nesta iniciativa.

Comentários

pub