Semana Académica volta ao Largo de São Francisco para dar mais condições ao público

O Largo de São Francisco, em Faro, vai voltar a ser o palco da Semana Académica do Algarve que se […]

O Largo de São Francisco, em Faro, vai voltar a ser o palco da Semana Académica do Algarve que se realiza de 4 a 12 de Maio. O evento regressa a um sítio emblemático, dando «mais condições» ao público. O objetivo também é aproximar a Semana Académica «da cidade», mostrando-se que esta «não é só uma festa de estudantes, mas para todos os farenses e algarvios».

Estas são, segundo Pedro Ornelas, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), as principais razões da mudança.

«Damos mais condições aos estudantes. Ao longo dos anos, temos recebido queixas, acerca do piso do recinto, em terra, onde se realizava a Semana Académica», junto ao Complexo Desportivo da Penha, acrescentou, em declarações ao Sul Informação.

Além disso, o Largo de São Francisco, que tinha acolhido a Semana Académica pela última vez em 2010, também dá «mais condições de higiene às barraquinhas». «Pode não ser percetível, mas, se fizéssemos exames químicos, teríamos de certeza pó nas bebidas que eram servidas, devido ao piso na Penha», disse o presidente da AAUAlg.

Pedro Ornelas

A decisão de mudança do recinto da Semana Académica teve, segundo Pedro Ornelas, um «grande apoio» da parte da Câmara Municipal. Rogério Bacalhau, edil farense, deu conta disso mesmo, ao Sul Informação.

«O espaço onde se realizava não tinha muitas condições. Chegámos a um acordo com a Associação Académica e vamos ter em atenção o espaço do Largo de São Francisco que vai ser destinado», disse. De acordo com Pedro Ornelas, esse espaço será «parecido ao do Festival F».

Outra das questões que já foi tida em conta, diz respeito ao ruído, uma queixa recorrente dos moradores da zona da Penha. «O palco será virado para a Ria Formosa para o barulho não afetar tanto a cidade», explicou o presidente da AAUAlg.

Também há a intenção «baixar o nível de som» das colunas, reforçou, por sua vez, Rogério Bacalhau. Durante os dias de Semana Académica, o parque da Pontinha terá estacionamento livre para minimizar os constrangimentos de o Largo de São Francisco estar, em parte, ocupado.

A mudança do recinto tem ainda um outro grande objetivo: «o acréscimo de espectadores». «O sítio é mais central, principalmente para quem não é estudante e, ao fim de semana, já tem o hábito de ir para a Baixa», concluiu Pedro Ornelas.

Comentários

pub