São Brás de Alportel criou uma equipa de sapadores florestais

A equipa de sapadores florestais de São Brás de Alportel foi oficialmente criada no dia 15 de Março, após a […]

A equipa de sapadores florestais de São Brás de Alportel foi oficialmente criada no dia 15 de Março, após a contratação dos cinco elementos que a irão compor.

Esta equipa vai trabalhar «na área da silvicultura preventiva, na vertente da gestão de combustível florestal com recurso a técnicas manuais, moto manuais, mecânicas ou fogo controlado, entre outras», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

Outra incumbência dos sapadores florestais é «a manutenção e proteção de povoamentos florestais no âmbito da gestão florestal e do controlo de agentes bióticos nocivos, a silvicultura de carácter geral, a manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão florestal são outros trabalhos que o grupo vai realizar».

«Esta é uma equipa muito desejada pelos são-brasenses, com uma missão relevante que requer muito empenho. Confiamos que vão ser eficazes no seu trabalho de defesa do nosso riquíssimo património natural e humano», acredita Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Os sapadores florestais são uma primeira linha de prevenção dos incêndios florestais, não só pelo trabalho que fazem fora da época mais crítica para a ocorrência de fogos, mas também pela vigilância e pela primeira intervenção, bem como o apoio a operações de rescaldo.

A constituição desta equipa, no concelho de São Brás de Alportel, aconteceu após a aprovação de uma candidatura apresentada pelo município a um programa lançado pelo Governo.

«Em todo o país, foram aprovadas 20 de 120 candidaturas apresentadas. Cada candidatura aprovada inclui a entrega de uma viatura devidamente equipada, no valor de 40 mil euros», que o município são-brasense recebeu a 3 de Agosto, numa cerimónia realizada em Oliveira do Hospital presidida pelo primeiro-ministro António Costa.

«A par da viatura, o Governo atribuiu um apoio financeiro para fazer face, durante os primeiros cinco anos, às despesas necessárias para a constituição de uma equipa de cinco sapadores florestais municipais», acrescentou a Câmara de São Brás.

Comentários

pub