RTA lamenta morte de John Stillwell, «um dos pais do turismo algarvio»

A Região de Turismo do Algarve (RTA) lembra John Stilwell, que faleceu na sexta-feira, como «um dos pais do turismo […]

John Stilwell, 1º à esquerda, em 2014, nos 40 anos da Igreja da Penina – Foto: Samuel Mendonça | Folha do Domingo

A Região de Turismo do Algarve (RTA) lembra John Stilwell, que faleceu na sexta-feira, como «um dos pais do turismo algarvio» e «lamenta profundamente» a sua morte.

Em nota enviada às redações, a RTA lembra que John Stillwel foi galardoado com a medalha de mérito turístico de grau ouro da RTA em 2004 e que «ficará para sempre ligado ao Hotel e Campo de Golfe da Penina, em Alvor, Portimão, um dos primeiros empreendimentos na Europa a integrar hotelaria, golfe e imobiliária turística, que celebrou recentemente as bodas de ouro».

«O Algarve deve-lhe um agradecimento eterno por ter ousado sonhar a construção do primeiro hotel cinco estrelas e do primeiro campo de golfe da região, sem os quais talvez não fossemos hoje um destino turístico de excelência reconhecida internacionalmente para a prática da modalidade», refere Desidério Silva, presidente da RTA.

«Os últimos 50 anos do turismo algarvio foram moldados, também, pela visão arrojada e inovadora de John Stilwell na hotelaria de luxo, no golfe e imobiliária turística, onde foi pioneiro», conclui o presidente da RTA.

Ao longo das últimas cinco décadas, «ficaram conhecidas diversas estórias de personalidades da aristocracia, da música, do cinema ou do desporto que visitaram o Hotel da Penina e o seu campo de golfe, desenhado por Sir Henry Cotton», realça a Região de Turismo do Algarve.

«Agora, o Algarve despede-se do seu fundador com resultados históricos na hotelaria oficial – 19 milhões de dormidas anuais, das quais 15 milhões realizadas por turistas estrangeiros – e nas voltas de golfe – mais de 1,3 milhões de voltas por ano», conclui a RTA.

Comentários

pub