Presidente da Odiana defende aposta em infraestruturas no Baixo Guadiana

A Odiana apresentou esta segunda-feira, 26 de Março, a sua nova estratégia de promoção turística, com incidência no turismo de […]

A Odiana apresentou esta segunda-feira, 26 de Março, a sua nova estratégia de promoção turística, com incidência no turismo de natureza, e Conceição Cabrita, presidente daquela associação, defendeu a aposta em infraestruturas no Baixo Guadiana. 

A também presidente da Câmara de Vila Real de Santo António falava durante a sessão de apresentação do projeto “Promoturis – Estratégia de Promoção Turística do Baixo Guadiana”, um dos projetos da Odiana para 2018.

«Apraz-me o facto de observar que – mais do que nunca – se está a olhar para o potencial do Sotavento Algarvio, nomeadamente para as valências do Baixo Guadiana, região que queremos afirmar como um destino de turismo de natureza por excelência», notou.

«Para que possamos continuar este caminho de desenvolvimento sustentável, é, contudo, necessário exigir que a tutela dê a devida importância ao Baixo Guadiana e que tenhamos as condições necessárias. Disso são exemplo várias ambições já antigas – e ainda não concretizadas – como a conclusão do IC27, o prosseguimento da navegabilidade do Rio Guadiana ou a requalificação da Estrada Nacional 125 nos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António», afirmou a presidente da Odiana.

O objetivo do projeto Promoturis é impulsionar e potenciar o setor turístico do Baixo Guadiana, com ênfase nos concelhos de baixa densidade, em complemento ao sol e praia, com um novo e sugestivo binómio: natureza e cultura ativa.

Através deste mecanismo, pretende-se promover e dar a conhecer produtos como o pedestrianismo e ornitologia, disseminados por agentes culturais e económicos locais, tendo sempre como premissa o Baixo Guadiana como «uma Região de Turismo de Natureza por Excelência».

Para tal, foi também lançado o guia de “Percursos Pedestres do Baixo Guadiana”, roteiro que coloca em destaque o Rio Guadiana, as praias, a fauna e a flora, os trilhos, a natureza e a excelência dos produtos agroalimentares.

O projeto Promoturis – Plano de Promoção Turística e Cultural é uma iniciativa da Odiana apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo programa CRESC Algarve 2020.

Comentários

pub