Oceanos e aquilo que os ameaça são tema de festival em Faro

Filmes e documentários dedicados aos oceanos vão ser exibidos entre quinta-feira, dia 8 de Março e sábado, 10 de Março, […]

Filmes e documentários dedicados aos oceanos vão ser exibidos entre quinta-feira, dia 8 de Março e sábado, 10 de Março, em nova edição do Festival Scianema, que a associação Sciaena vai promover em diferentes espaços de Faro.

Esta iniciativa visa «mostrar em Portugal uma seleção de documentários dedicados aos oceanos, com o objetivo de encorajar, inspirar, consciencializar e promover o seu livre acesso não só a especialistas, mas também ao público em geral».

«Este festival pretende facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho, promovendo uma discussão aberta, criando uma oportunidade para investigadores, estudantes, cineastas e outros interessados em filmes e meios de comunicação desfrutarem e discutirem em conjunto os assuntos do mar», reforçou a Sciaena.

O festival contará com cinco sessões, cada qual dedicada a um tema distinto, durante as quais será exibida uma longa-metragem ou uma seleção de curtas, «seguida de um painel de discussão com peritos e interessados em cada um dos temas» (ver programa completo abaixo).

De entre as obras que serão exibidas, a organização destaca a estreia nacional o filme “A Grande Onda”, sobre o risco de tsunamis na Península Ibérica, no dia 8, bem como a exibição do filme “Odisseia”, sobre a vida de Jacques Cousteau, escolhido pelo Cineclube de Faro para integrar o festival, que pode ser visto no domingo.

«Na sexta-feira, dia 9, será abordado um tema muito atual – os plásticos e o lixo marinho com a exibição do filme brasileiro “Uma Gota”», acrescenta a Sciaena.

Estas três sessões terão lugar n’”Os Artistas”, com início às 21:30 e contam com a colaboração do Cineclube de Faro.

O programa inclui, ainda, duas sessões dirigidas aos estudantes da Universidade do Algarve. Na quinta feira, será exibida uma seleção de curtas metragens sobre o tema da sustentabilidade das pescas, seguidas de uma apresentação sobre a implementação da Política Comum das Pescas da responsabilidade de Gonçalo Carvalho, presidente da Sciaena e perito em políticas das pescas.

No dia 9, serão exibidas curtas-metragens sobre a mineração em mar profundo seguindo-se uma palestra sobre o tema “Mineração em Mar Profundo – Não Obrigado”, proferida por Gonçalo Carvalho sobre a iniciativa “Oceano Livre”. Ambas as sessões irão acontecer no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro, às 16:30 e contam com o apoio do CCMAR.

«Dada a importância da sensibilização ambiental, não só para os adultos, mas também para os mais jovens, esta edição irá ainda incluir uma atividade em duas escolas secundárias algarvias nas manhãs de dia 8 e 9, que consistirá na exibição de uma seleção de curtas sobre vários assuntos de conservação marinha, seguida de uma discussão aberta com os alunos», concluiu a organização.

A entrada em todos os eventos do festival é gratuita. Os filmes são legendados ou dobrados em português.

 

Programa:

Quinta-feira, dia 8 de Março

10h30-12h00: Sciaena vai à escola – Escola Secundária de Loulé – Seleção de curta-metragens

16h30-18h30: Política Comum das Pescas – Anfiteatro Verde, Campus de Gambelas da UAlg – Seleção de curta-metragens

Palestra: “Política Comum das Pescas – a meio caminho para o fim da sobrepesca?” Gonçalo Carvalho (Sciaena)

21h30-23h30: Tsunamis Na Nossa Costa? – Os Artistas – A Grande Onda (Fernando Arroyo, Espanha, 2017)

Tertúlia após a exibição do filme

 

Sexta-feira, dia 9 de Março

10h30-12h00: Sciaena vai à escola – Escola Dr. Jorge Augusto Correia em Tavira – Seleção de curta-metragens

16h30-18h30: Mineração em Mar Profundo – Anfiteatro Verde, Campus de Gambelas da UAlg – Seleção de curta-metragens

Palestra: “Mineração em Mar Profundo – Não Obrigado” Gonçalo Carvalho (Sciaena)

21h30-23h30: Oceanos e o Plástico – Os Artistas – Seleção de curta-metragens  e filme “Uma Gota” (Márcio Gerba, Brasil, 2017)

 

Debate com Straw Patrol

 

 

Sábado, dia 10 de Março

21h30-23h30: Escolha do Cineclube de Faro – Os Artistas –  A Odisseia (Jérôme Salle, França 2016)

Comentários

pub