Obras de reabilitação da Frente Ribeirinha de Olhão começam em Outubro

As obras de reabilitação da Frente Ribeirinha de Olhão começam no próximo mês de Outubro. O Tribunal de Contas já […]

Jardim Patrão Joaquim Lopes

As obras de reabilitação da Frente Ribeirinha de Olhão começam no próximo mês de Outubro. O Tribunal de Contas já deu o visto necessário para o arranque da intervenção e a Sociedade Polis adjudicou as obras que, no entanto, só começarão depois do Verão.

A requalificação desta zona nobre da cidade, da responsabilidade da Sociedade Polis Ria Formosa, poderia começar já em Abril.

No entanto, segundo a Câmara de Olhão, «porque as obras estariam a decorrer ainda durante o Verão, o Município negociou com os vários envolvidos para que a intervenção tenha início apenas em Outubro, depois da época alta, para não prejudicar os comerciantes da zona, que ali recebem muitos milhares de turistas até ao final de Setembro».

«Este é um projeto que vai orgulhar todos os olhanenses e mudar a face da cidade». Foi assim que António Pina, presidente da Câmara Municipal, classificou, em 2017, aquando da sua apresentação, a profunda intervenção de reabilitação na Frente Ribeirinha.

Esta verdadeira revolução numa das zonas mais nobres da cidade, idealizada pela equipa da arquiteta Amélia Santos, contempla a requalificação dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense, a zona dos Mercados Municipais e a Avenida 5 de Outubro, conferindo a toda esta zona características mais modernas, polivalentes e, sobretudo, amigas dos peões.

Tal como o Sul Informação deu conta, o plano para a zona ribeirinha de Olhão preconiza mudanças significativas, sobretudo na organização e imagem das três zonas a intervencionar, mas vai preservar muito do que já existe nestes locais, desde as esplanadas e lugares de estacionamento da avenida, aos monumentos, elementos identitários e árvores dos jardins.

O denominador comum do projeto de intervenção é a evocação da Ria, do mar e das tradições locais.

Para a Câmara Municipal, «Olhão ficará dotada de uma Frente Ribeirinha única no Algarve, moderna mas que preserva a tradição, os valores e a alma olhanense».

 

Comentários

pub