Novo Nissan Leaf vem «revolucionar automóveis elétricos» também no Algarve

O novo Nissan Leaf foi apresentado no Algarve com a promessa de vir «revolucionar a área dos automóveis elétricos». Autonomia […]

O novo Nissan Leaf foi apresentado no Algarve com a promessa de vir «revolucionar a área dos automóveis elétricos». Autonomia de 380 quilómetros, potência de 150 cavalos e uma ferramenta que permite acelerar e desacelerar no mesmo pedal são algumas das valências deste modelo da Nissan, que já tem 20 encomendas na região. 

O stand da Nissan, do Grupo Entreposto, em Faro, foi o sítio escolhido para a apresentação do veículo, evento que contou com a presença de dezenas de pessoas.

Pedro Pescadinha, responsável comercial da Entreposto no Algarve, explicou ao Sul Informação que o carro «tem sido um sucesso em pré-lançamento».

No Algarve, «estamos com cerca de 20 carros encomendados, sendo que há pessoas que não querem fazer já a encomenda porque não temos ainda a informação correta de quando vamos ter os carros prontos», acrescentou. É que, por agora, o Nissan Leaf apenas «está disponível para encomendar».

Uma das principais novidades deste carro é o e-pedal, uma ferramenta que permite acelerar e desacelerar no mesmo pedal. O automóvel, porém, continua a ter um travão e acelerador normais. O e-pedal é, principalmente, destinado ao pára-arranca e ao trânsito de cidade. Ainda assim, também pode ser utilizado em autoestrada.

Outra das caraterísticas do Nissan Leaf é o pro-pilot, este a ser utilizado apenas em autoestrada. O carro faz uma leitura da faixa de rodagem e, com o radar de distância do carro da frente, assume a condução.

Só que o condutor tem de ter as mãos no volante e, se não as tiver, o carro apita, até encostar, ligando os quatro piscas. O objetivo é impedir que o condutor possa adormecer.

Numa versão superior deste Nissan Leaf, há, ainda, o pro-pilot park. Basta carregar num botão para o carro estacionar sozinho. Quem já não sonhou com isso?

O veículo é elétrico, mas Pedro Pescadinha, em declarações ao nosso jornal, lamentou o facto de, em Portugal, ainda serem poucos os postos públicos de carregamento. Ainda assim, as pessoas podem sempre carregar o carro em casa.

Segundo aquele responsável, o feedback geral tem sido «bom». «É também um carro muito interessante para as autarquias locais, porque permite poupar bastante», considerou.

Este Nissan Leaf custa 34.400 euros, mas há algumas condições especiais, como pode ver aqui.

 

Fotos: Fabiana Saboya | Sul Informação

 

Comentários

pub